Conceito de Rima

RimaA repetição de uma série de sons é o que se conceitua como rima. Trata-se de uma técnica muito utilizada na poesia. A repetição dos sons que soam igual, geralmente se encontra no final de um verso.
A rima é um recurso muito antigo na história da humanidade, mas que cobrou uma posição mais elevada na idade conhecida como Idade Média, onde a terminação similar de duas ou mais palavras eram suadas ocasionalmente para reforçar as simetrias nos versos. Os árabes estão presentes na história da rima que a utilizavam esse recurso poético em forma de prosa rimada. A rima também aparece muito cedo em textos considerados mágicos, nos quais se outorgava um valor carregado de superstição a similitudes das palavras.

Com a associação de duas palavras entre si, independentemente do seu significado, geram o que nós conhecemos como rima. As palavras ou os sons que tem vinculação entre si através de métodos como analogia, antíteses ou contiguidade, são considerados rimas que parte de consoantes.

Um dos grandes maestros da rima, Gustavo Adolfo Domínguez Batista, mais conhecido por todos como Gustavo Adolfo Bécquer, alcançou o ápice do seu sucesso devido a forma como rimava as palavras em suas poesias e foi um autor de grande importância para o movimento conhecido como romantismo. Autor de várias obras, entre elas A cruz do diabo, o autor usava a rima de modo inteligente.

A rima também é uma questão de fonética, pelo que está sujeitas às variações dialéticas da língua, fazendo com que palavras que são escritas de forma diferentes têm o mesmo sentido no som final. A rima está muito presente nas músicas e na poesia e fazem parte do cotidiano.

Considera-se a rima um importante elemento que dá ritmo a um poema. Nela encontramos a coincidência, repetição de fonemas ou sons que são produzidos no final de uma oração e podem ser escritas em diferentes estilos. As rimas se são alegres, como uma poesia em si, provocam alegria e, de forma contraria provocam tristeza se faz alusão a coisas tristes.
A rima está presente em prozas e versos desde muito tempo e são elemento comum na mão de grandes autores e compositores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rima