Conceito de Rigor Mortis

Rigor-MortisApós a morte há uma série de mudanças produto da suspensão das atividades normais do organismo. Estas mudanças são próprias da decomposição do cadáver e são realizadas de forma sistemática, de maneira que é possível estabelecer a data da morte segundo os exames feitos no cadáver.

Uma das características mais relevantes em relação à morte do corpo é a rigidez dos músculos. Esta alteração é conhecida como Rigor Mortis e se refere à morte com frases populares do tipo “ficou duro” ou “esticou as pernas”.

Este fenômeno acontece devido ao acúmulo no tecido muscular de uma substância chamada ácido sarcolático que se origina após a morte celular. A produção desta substância vem acompanhada por uma série de alterações bioquímicas que tornam os músculos mais rígidos.

Fases do rigor mortis

Este é um processo dinâmico que se instala progressivamente até alcançar o máximo de rigidez, mas que desaparece atingindo um estado de flacidez.

Em geral, essa rigidez se inicia 3 horas após a morte, atinge sua intensidade maior com 12 horas e vai diminuindo até desaparecer por volta de 36 horas dando lugar a um estado completo de flacidez. Este fenômeno se inicia nos músculos do rosto e progride em sentido descendente até chegar aos músculos dos pés, geralmente após 12 horas do óbito.

Circunstâncias particulares que influenciam o estado

Existem algumas condições que afetam este padrão podendo fazer com que o rigor mortis seja mais ou menos durador. No caso de idosos, crianças, pessoas debilitadas ou doentes por longo tempo, este processo costuma iniciar mais cedo, tem menos intensidade e duração menor. Já no caso de pessoas atléticas que tiveram morte violenta por acidentes, homicídios, envenenamento ou eletrocutadas, a rigidez se torna mais intensa e duradoura.

Importância na Medicina Forense

O estudo do cadáver é importante para determinar as condições, o momento e a possível causa da morte. Um dos elementos mais utilizados para realizar esta análise é a avaliação de fatores como o Rigor Mortis e que mostra o estado da pessoa após a morte.

Foto: CarlaMc I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rigor Mortis