Conceito de Rígido

Aquilo que se caracteriza por ser sólido, firme, forte e duro

Em nosso idioma o conceito rígido se refere a qualquer objeto, material ou elemento que se caracteriza por ser sólido, firme, forte ou duro; já no caso de uma situação se destaca por ser complexa de realizar. Alguns exemplos: “O uniforme que utilizamos no serviço de manutenção é confeccionado por um tecido bem rígido”; “Após a discussão, João bateu de forma rígida em seu irmão”; “Não há estação mais rígida que o inverno”.

Sujeito que se comporta e age de maneira brusca, rude e violenta com os demais

Já é sabido e pode-se dizer que o conceito rígido é extremamente utilizado em nossa língua para referir-se a um indivíduo que se comporta e age de maneira rude, brusca e violenta com os demais, ou seja, é uma pessoa que não se caracteriza por sua amabilidade nem por apresentar maiores considerações. Este é sem dúvida um dos conceitos mais utilizados para qualificar esse tipo de pessoa ou situação.

Para um indivíduo que é rígido não importa quem está a sua frente, se é um colega, alguém de comportamento parecido, uma pessoa mais frágil ou mais velha digna de respeito; para esse tipo de sujeito nada disso interessa, ele se comporta e trata a outra pessoa da mesma maneira áspera e rígida.

Pessoas que são mais rígidas e rigorosas com suas ideias

Aquelas pessoas que são muito firmes ou rigorosas com suas ideias e opiniões são chamadas de rígidas, justamente por esse tipo de postura e dureza em suas expressões e manifestações.

Distante e sem manifestação de algazarra

É pouco provável notarmos a presença de um indivíduo de personalidade rígida sorrindo ou sendo o centro das atenções em uma festa. O mais comum é que este sujeito se apresente distante dos demais, que controle qualquer tipo de emoção que venha a sentir e se mantenha afastado de qualquer algazarra.

Seu oposto: o fraco

Fraco é o conceito que trata do oposto de rígido. Quando uma pessoa diz que o outro é fraco significa que o mesmo não é rígido, que tem uma personalidade mais frouxa e cede às pressões com facilidade. No entanto, devemos destacar que nenhum dos extremos é o certo, nem o rígido nem o fraco, o ideal é uma pessoa que saiba equilibrar esses dois extremos de personalidade tão opostos.

Foto: iStock, SIphotography

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Rígido. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/rigido >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Rígido