Conceito de Riacho

RiachoA palavra riacho está formada pelo lexema ria (equivalente a rio) e atua como diminutivo de um rio. Desta maneira, o riacho significa um rio pequeno, especialmente, porque sua quantidade de água é muito reduzida até o ponto de desaparecer devido à seca em algumas épocas do ano.

Características que definem um riacho e o diferencia dos rios

Como já é sabido, o rio é um leito de água que flui sobre a superfície da terra. A água acumulada no topo de uma montanha desliza até atingir sua desembocadura no mar. Este processo não é exatamente igual no caso dos riachos, pois estes nascem do declive da terra e das variações no relevo, assim esses pequenos leitos naturais se acumulam na água formando um riacho. Normalmente estes grandes leitos escorrem e se unem a um córrego ou a um rio de grande tamanho.

Na maioria dos casos, a água dos riachos não procede da superfície da terra, mas sim das águas subterrâneas; de tal maneira que a água depositada nos aquíferos emerge ao exterior e cria um riacho. Este fenômeno explica essa escassa quantidade, sobretudo se compararmos à maioria dos rios.

Em certas ocasiões, os riachos nascem nas temporadas mais chuvosas quando os rios e seus afluentes transbordam e criam novos leitos. Assim, o riacho pode ser um afluente de outro afluente.

Termos relacionados

Em relação aos rios, temos uma série de termos que são bem parecidos: afluente, torrente, ribeira, córrego, riacho, entre outros. Todos possuem a mesma semelhança (em todos há água que flui), por isso, vale a pena esclarecer seu significado.

Uma ria é formada por um vale inundado de água devido à elevação do mar, também é conhecida como entrada ou braço do mar. Um afluente é um braço secundário de um rio normalmente de grande tamanho, mas inferior em relação a um rio principal.

No caso de torrentes

A torrente é uma corrente de água natural, bastante inclinada, que normalmente se encontra próxima a um lugar montanhoso cuja quantidade de água é ocasional (como sinônimo de torrente alguns lugares são chamados de córregos). O barranco é um leito profundo de terra formado por uma corrente de água. Por último, o desfiladeiro equivale a um riacho, está situado entre montanhas e com um fluxo escasso.

Concluindo, o riacho é um dos diferentes conceitos empregados para referir a um tipo de caudal.

Foto: iStock - swissmediavision

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Riacho. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/riacho >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Riacho