Conceito de RH (Recursos Humanos)

Recursos-HumanosRH é a abreviatura de Recursos Humanos. Este termo faz parte da terminologia do mundo empresarial e provém do inglês mais especificamente como Human Resources.

As siglas RH correspondem ao departamento de uma empresa destinada à gestão do pessoal que faz parte da mesma.

Suas principais tarefas são as seguintes: seleção de empregados, promoção e formação dos funcionários, assim como os diversos processos de organização. Tudo isso com o objetivo de otimizar a produtividade de uma empresa.

Embora qual seja o produto ou serviço administrado por uma entidade é importante que a maioria das empresas dê a mesma ênfase ao fator humano. Consequentemente, são estabelecidas ferramentas para avaliar todos os parâmetros que fazem parte da dinâmica dos recursos humanos.

5 funções estratégicas do RH

Partindo do princípio de que as pessoas que fazem parte de uma empresa são o motor e o principal ativo da mesma, há cinco aspectos essenciais:

1- A base do RH é saber entrevistar e escolher

A seleção do pessoal representa o núcleo estratégico de uma empresa. É um processo mais complexo do que se imagina à primeira vista. Não se trata de escolher os indivíduos de melhor currículo, mas sim observar uma série de qualidades pessoais, as quais devem ser interpretadas em qualquer processo de seleção.

2 - Conseguir um ambiente de trabalho agradável

O clima de um ambiente de trabalho deve ser cuidado em todos os sentidos. Quem trabalha satisfeito vai produzir mais e melhor porque é necessário estabelecer dinâmicas positivas entre os empregados (incentivos, trabalho em equipe, conciliação da vida trabalhista e pessoal, entre outros).

3 – Saber expressar motivação

Organizar as tarefas deve vir acompanhado de um fator chave: a motivação. Ignorar este aspecto pode debilitar o potencial de uma empresa.

4 – Uma organização entre os diversos departamentos

Embora cada departamento tenha suas funções e possua uma estrutura hierárquica, é conveniente promover a participação de todos os trabalhadores. Trata-se de estabelecer meios para que a opinião de cada empregado possa ser valorizada, ou seja, incentivar a participação de cada membro na ação coletiva.

5- Análise dos cenários para otimizar e corrigir aquilo que está errado

É necessário avaliar o que se faz para saber corrigir depois. A avaliação não deve ser entendida com um exame, mas como um termômetro para medir os vários aspectos do RH (Recursos Humanos).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados RH (Recursos Humanos)