Conceito de Revolução

RevoluçãoO que conhecemos como revolução é uma forma de movimento social na qual alguns setores de rango inferior tentam usufruir ou destruir os aspectos da ordem que está no comando, considerando injustiça a forma como são tratados e reconstruir de acordo com suas novas ideias.

As revoluções possuem determinadas características que se pode distinguir de outros tipos de atividades coletivas; revoltas e rebeliões são formas particulares de movimento social. Para justificar uma revolução seus atores se baseiam principalmente em que o poder dominante não é perfeitamente capaz de manter a ordem e com o qual não pode e nem deve continuar governando.

Rechaçar a ordem vigente é uma manifestação presente nas revoluções que, na maioria dos casos que vemos ao longo da história, conseguiu atrair às suas filas populações inteiras e a maioria de uma sociedade insatisfeita com seus governantes. Como exemplo podemos citar uma das revoluções mais famosas de todos os tempos: A Revolução Francesa. Um povo, o francês, altamente descontentes com seus governantes se uniu em uma revolução que não somente mudou o panorama político francês do século XVIII, também, usando de violência (fator presente e característico em todas as revoluções), assassinou os líderes depostos.

Em toda revolução, como dissemos antes, exerce algum tipo de violência dos dois lados, tanto dos que se rebelam como dos que tentam manter o poder defendendo-se principalmente fazendo uso de armas, prendendo e executando pessoas. A violência é uma das características das revoluções e é usada sem controle quando se quer depor um poder e quando se pretende defender uma posição.

Quando se obtém êxito em uma revolução, as autoridades que antes possuíam o poder, perdem todas as regalias políticas que haviam alcançados durante o tempo que estiveram no poder e são questionadas pelos novos governantes que se opuseram à forma de governar de seus antecessores no poder. Os revolucionários que triunfaram empreendem uma transformação dos aspectos da sociedade e criam uma nova ordem, se produzem mudanças drásticas nos setores econômico, político e social.

Na história se relata basicamente três tipos de revolução basicamente: Revolução política, revolução social e revolução econômica. Seguindo como exemplo, podemos citar as três grandes revoluções surgidas entre os séculos XVIII e XIX, que marcaram o fim da idade moderna e dando começo a idade que conhecemos como contemporânea.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Revolução. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/revolucao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Revolução