Conceito de Revista

revistaA origem da revista não se remonta há muitos anos atrás como o do jornal. A primeira revista da qual se tem registro data do fim do século XIX na Alemanha e, sem dúvida, é o meio que o segue em antiguidade e que apareceu no horizonte das comunicações com o objetivo de oferecer aqueles temas que por uma questão de estrita realidade não podiam ser incluídos no jornal ou para dar uma visão mais ampla e profunda sobre tópicos que foram abordados pelo jornal só que muito sucintamente.

Por exemplo, as revistas, podem trazer informações sobre uma boa quantidade de temas ou serem especializadas em algo em particular como moda, carros, música, e costumam se ocupar da pessoa muito mais do que apenas a produção de seu personagem como também de sua história, de que lugar vem com quem vive e em alguns casos até fechar histórias que por conta do imediatismo da informação ao qual está sujeito o jornal não sabe qual final tiveram e a revista se encarrega de nos contar.

Assim como acontece com alguns jornais que não se editam diariamente, a revista tem uma periodicidade que pode ser quinzenal, mensal e algumas até chegam a serem editadas a cada dois meses, no qual traz a colocação do tema com tempo, já que quanto menos pressão existe sobre um determinado assunto, um tema que no jornal se pode mencionar em apenas um quadro, na revista, pode ocupar varias páginas e inclusive estar escrito juntamente com ilustrações e fotografias, sendo que essas últimas sem dúvida são as estrelas da revista.

E por último, o traço que mais diferencia a revista é o atrativo visual que pode ser oferecido aos leitores, em contraposição à frieza visual de um jornal, que é normalmente em branco e preto.

Sem dúvida alguma, entre os meios de comunicação escrita, a revista é a que mais se aproxima da televisão, porque não somente se dedica a contar um fato, como vai mais além, pois o mostra.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Revista