Conceito de Reverência

A reverência é uma mostra de respeito ao próximo. Esta ação é realizada normalmente com uma ligeira inclinação da cabeça como símbolo que expressa uma consideração especial. Na vida cotidiana, não é frequente este tipo de manifestação, são próprios dos atos protocolares oficiais, na qual as pessoas expressam consideração a um mandatário ou a uma pessoa de grande importância.

A reverência é uma forma de cumprimento universal, já que em todas as sociedades existem indivíduos que têm uma consideração social particular (uma autoridade religiosa, militar ou política). Atendendo a essa etimologia, é um termo que vem do latim (reverentia) e que significa temor respeitoso. Se levarmos em conta seu sentido etimológico, o que chama atenção é que o respeito vem acompanhado de temor, isso significa que a ação da reverência obedece em sua origem ao medo que se tem de uma autoridade.

Tipos de reverência

Não há uma única forma de fazer reverência, pois em cada contexto se age de determinada maneira e obedece a normas estabelecidas. Podemos falar sobre vários tipos de modalidades: uma ligeira inclinação de cabeça, o ato de ajoelhar-se ou a combinação das duas posturas. Estas formas de respeito fazem parte da tradição da monarquia europeia e seu uso se mantém em algumas ações bem específicas.

Reverência como forma de submissão

A instituição monarquia tem evoluído na maioria dos países, no entanto, durante séculos tem sido símbolo de poder absoluto, onde o ato de reverência sempre expressou submissão (as pessoas não eram cidadãs, mas tinham a condição de súditos e deviam mostrar sua devoção ao monarca). Assim, a reverência em forma de cumprimento respeitoso no mundo da corte tinha um sentido hierárquico e uma justificativa divina, pois se considerava que o rei tinha o poder porque Deus quis desta maneira.

Uma manifestação de respeito

A ideia fundamental de reverência é a mensagem de respeito que se encontra implícita. Neste sentido, este costume acontece da mesma forma no mundo do espetáculo (no teatro, cinema ou shows) quando os artistas se inclinam perante o público assim que terminam sua apresentação, indicando que agradecem os aplausos dos espectadores.

No contexto de uma homenagem a uma pessoa ilustre ou de algum mérito especial, é muito comum que o ato finalize com a reverência do homenageado como gesto de gratidão.

As três situações mencionadas (a tradição monárquica, os artistas no palco e uma homenagem qualquer) têm algo em comum: a reverência apresentada como expressão de comunicação não verbal, com carga simbólica e uma dose importante de solenidade.

Foto: DNY59 I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reverência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reverencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reverência