Conceito de Revelação

A ideia de revelação apresenta três aspectos diferentes:

1. Revelar um segredo;

2. A comunicação divina com o homem;

3. Apresenta-se como ideia em um sentido figurado.

Revelação de um segredo

Um segredo é, por definição, algo que permanece oculto. Portanto, trata-se de uma informação difícil de conhecer, uma vez que não é fácil ter acesso a ela. Ao mesmo tempo, alguns segredos estão rodeados de mistério. Quando se descobre a verdade de um segredo acontece uma revelação, ou seja, passa a ser conhecida de maneira definitiva. Ao anunciar a revelação de uma informação, costuma-se dizer que aquilo que era ignorado ou permanecia em segredo anteriormente, definitivamente será conhecido.

Revelação religiosa

Nas religiões cristã, judaica e muçulmana sempre houve uma revelação. Consiste que Deus comunica aos homens uma importante informação, ou seja, revela algo que antes era desconhecido. O mecanismo da revelação é basicamente o seguinte: Deus entra em contato direto com um homem ou uma mulher para comunicar alguma verdade de grande relevância e o receptor desta informação se torna um profeta; este tem a função de comunicar a informação recebida a toda humanidade.

Na revelação religiosa, Deus ilumina a humanidade sobre o sentido da vida e o caminho correto. Sem dúvida, a mensagem divina pode ser entendida apenas através da fé e não pela razão.

A ideia de revelação religiosa é fundamental para entender a evolução da própria religião. Assim, se Deus não tivesse revelado aos homens a verdade absoluta e não houvesse uma testemunha histórica sobre este acontecimento, seria muito difícil seguir os preceitos religiosos porque seu fundamento seria humano e não divino.

Revelação em um sentido figurado

Nos meios de comunicação aparecem manchetes que empregam o termo correspondente “É o jogador revelação desta temporada”, “É o artista revelação mais importante do ano”, e outras afirmações parecidas. Desta maneira, alguém se torna um personagem revelação quando de forma inesperada adquire certa fama ou protagonismo.

Neste contexto, a revelação não é um segredo e nem mesmo há um componente religioso, mas sabe-se que um desconhecido passa a ser famoso ou reconhecido por sua grandeza em algum aspecto (normalmente esportivo ou artístico). Uma pessoa se torna revelação quando abandona o anonimato dentro de sua atividade e se torna uma celebridade de primeiro escalão.

Foto: iStock - AscentXmedia

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Revelação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/revelacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Revelação