Conceito de Reumatologia

ReumatologiaA reumatologia é o ramo da medicina que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do aparelho locomotor, ou seja, das doenças que afetam os ossos, músculos, ligamentos, tendões, entre as mais conhecidas das doenças reumáticas.

Existem outras especialidades da medicina que também estão focadas nessas estruturas, mas com um foco totalmente distinto. Neste sentido, a traumatologia é uma especialidade com orientação à resolução mecânica das lesões através da adaptação de imobilizações como férulas ou gessos, assim como sua resolução cirúrgica. Por outro lado, a fisiatria, também conhecida como medicina física e reabilitação, que trata da aplicação de terapias e tratamentos estabelecidos nos meios físicos como calor, eletricidade, ultrassom, mobilização, estiramentos, exercícios e massagens para conseguir a recuperação funcional da estrutura afetada.

A reumatologia possui foco médico e clínico, de fato, os médicos reumatologistas são médicos internistas pós-graduados em reumatologia e que estudam de dois a três anos conforme cada instituição. Esta especialidade contempla os procedimentos de diagnóstico e o tratamento farmacológico específico dessas doenças, da mesma forma que o médico reumatologista determina o grau da doença sobre outros órgãos e estabelece o prognóstico ou possível desenlace da doença em meio ou longo prazo. Tudo isso com o objetivo de minimizar o impacto dessas doenças e assim o paciente desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

Existe a crença geral de que a sala de espera de um reumatologista está sempre cheia de idosos, fato que não é necessariamente certo. Embora as doenças reumáticas degenerativas como artrose e osteoporose sejam mais frequentes em idosos; as de tipo inflamatório e autoimune como artrite reumatoide, lúpus, esclerodermia, gota, fibromialgia, entre outras, são mais comuns em jovens, inclusive a artrite reumatoide juvenil pode aparecer em crianças. Em relação ao sexo, vale destacar que estas doenças são mais comuns em mulheres do que em homens.

A maioria das doenças reumáticas inflamatórias é capaz de afetar os órgãos internos, além de manifestar-se no aparelho locomotor como é o caso do lúpus, da psoríase, da gota e da artrite reumatoide que podem afetar certas estruturas como o sistema nervoso, os pulmões, coração e rins. Estas complicações também fazem parte da área de estudo da reumatologia.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Reumatologia