Conceito de Retroalimentação

RetroalimentacaoDo ponto de vista semântico a retroalimentação é um termo composto. O prefixo retro indica atrás no tempo, enquanto o termo alimentação é empregado no sentido de abastecer ou informar e não em relação à nutrição.

Uma tendência em comunicação

A retroalimentação é um fenômeno da comunicação. Pode ser definida como uma informação de volta a uma comunicação efetiva. Em todo processo de comunicação há dois elementos protagonistas: um emissor e um receptor. Entre ambos acontece uma retroalimentação quando o receptor responde ao emissor.

Este conceito é empregado em vários contextos: no mundo empresarial, nas ciências sociais, na própria comunicação e na psicologia. Na linguagem cotidiana, utiliza-se o anglicismo feedback como sinônimo.

Cenários da retroalimentação interna e externa

Podemos dizer que um feedback ou uma retroalimentação interna é aquela que acontece conosco através das sensações que temos diante de algo ou de alguma situação. Vamos supor que uma pessoa está nervosa com alguma situação, neste caso, por causa de uma emoção sofrida a pessoa pode tirar suas próprias conclusões. Também existe a retroalimentação externa, esta acontece em função do ambiente que estamos. Assim mesmo, é possível distinguir entre a retroalimentação negativa e a positiva.

A primeira não nos traz nenhuma informação relevante, por exemplo, acontece quando uma pessoa nos diz que fizemos algo errado, mas não faz nada a respeito. Na positiva, o receptor facilita o emissor como uma informação valiosa, por exemplo, para que possa melhorar em algum aspecto. Sem dúvida, o feedback positivo é mais valioso do que o negativo, pois através dele é possível tirar conclusões e mudar de estratégia ou hábito.

A retroalimentação é útil para enriquecer a comunicação seja de uma pessoa qualquer, de uma instituição ou de algum sistema onde há interação. Ao mesmo tempo, serve como reforço quando apresentado de maneira construtiva.

A retroalimentação na dinâmica empresarial

A ideia de feedback no contexto empresarial está implícita no desejo de mudança, ou seja, há um propósito para melhorar uma conduta, um serviço ou alguma norma organizacional. Não se deve confundir retroalimentação com crítica, pois no geral a crítica (sobretudo a destrutiva) não tem uma função estratégica.

A retroalimentação pretende ser um instrumento útil no funcionamento de uma empresa. Para isso, é importante que seja um processo permanente e não algo esporádico. Ter reuniões ao ano para analisar os resultados é insuficiente e pouco operativo. Deve ser implantado um sistema de retroalimentação, ou seja, uma metodologia rigorosa que permita analisar a informação (conhecer a opinião do cliente é fundamental para manter a qualidade e para tomar decisões rápidas). Não se deve confundir feedback com debate permanente, já que se trata de avaliar processos objetivos e que as opiniões tenham um fundamento empírico.

Foto: iStock - Georgijevic

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