Conceito de Retenção de Líquidos

Retencao-liquidosA retenção de líquidos é uma sensação subjetiva da pessoa que se sente inchada ou com aumento de volume em alguma estrutura do corpo, principalmente no abdômen ou nas pernas.

Esta condição afeta frequentemente mais as mulheres do que os homens e está relacionada com as mudanças hormonais, como as que ocorrem durante o ciclo menstrual e que fazem parte da chamada síndrome pré-menstrual, caracterizada pela inflamação de diversos tecidos e dor abdominal. Costuma vir acompanhada de dores de cabeça, enxaqueca, náuseas, vômitos e sérias mudanças de humor.

As pernas são um dos principais locais para a formação da retenção de líquido, esta condição se denomina edema e é reconhecida quando ao ser pressionada com os dedos permanece afundada, mas que após a retirada dos dedos demora alguns segundos para voltar a sua posição normal. Muitas vezes se torna evidente em lugares onde os sapatos ou meias exercem algum tipo de pressão.

Normalmente o edema é bilateral e atinge a altura dos tornozelos, está relacionado aos problemas circulatórios locais, como as varizes, especialmente em pessoas que permanecem paradas ou sentadas por longos períodos de tempo.

No caso de um edema unilateral pode trazer sérias consequências como a trombose venosa profunda em uma perna ou lesões da pélvis que podem comprometer o retorno venoso.

Algumas doenças sistêmicas podem ocasionar um edema generalizado conhecido como anasarca. Desta forma, existem doenças como a insuficiência renal que por causa de falha nos rins fazem com que os líquidos não sejam eliminados do corpo acumulando-se nos tecidos; já a insuficiência cardíaca afeta a função da bomba do coração acumulando líquido nas pernas, no abdômen e nos pulmões. Os pacientes submetidos à cirurgia de varizes como a safenectomia também podem desenvolver edemas.

Enfim, para melhorar um edema localizado nas pernas é recomendável a prática de atividades físicas, evitar permanecer por muito tempo em pé, usar roupa mais folgada, diminuir o sal da comida e ingerir suplementos ou alimentos com propriedades diuréticas como o abacaxi. Nos casos mais graves ou naqueles que não respondem a estas medidas é necessário buscar ajuda por parte de um especialista médico para identificar a causa e indicar um tratamento mais específico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Retenção de Líquidos