Conceito » Retas Paralelas

Conceito de Retas Paralelas




Retas-ParalelasUma Reta é uma sucessão infinita de pontos, situados todos em uma mesma direção, no entanto, essa sucessão se caracteriza por ser contínua e indefinida, portanto, uma reta não tem nem inicio nem fim; junto ao plano e ao ponto, a reta é um dos elementos geométricos fundamentais. E a paralela é um adjetivo empregado para referir-se àquilo que é semelhante, correspondente, ou que já foi desenvolvido em um mesmo tempo.

Então, as retas paralelas são aquelas retas encontradas em um mesmo plano, apresentam a mesma inclinação e não apresentam nenhum ponto em comum; isto significa que não se cruzam, nem se tocam e nem sequer cruzam suas prolongações. Um dos exemplos mais populares é o das vias de um trem.

Suas propriedades aprestadas são: reflexiva (toda reta é paralela a si mesma), simétrica (se uma reta é paralela à outra, aquela será paralela à primeira), transitiva (se uma reta é paralela à outra por sua vez é paralela a uma terceira e a primeira será paralela á terceira reta), corolário da paralela transitiva (duas retas paralelas a uma terceira serão paralelas entre si) e corolário (todas as retas paralelas apresentam a mesma direção).

No entanto, os teoremas vinculados às retas paralelas nos dizem: que em um plano, duas retas perpendiculares a uma terceira serão paralelas entre si; por um ponto exterior a uma reta, passará sempre uma paralela a essa reta; e se uma reta corta a uma de duas paralelas cortará também à outra, sempre falando em um plano.
O traçado das linhas paralelas pode ser realizado com uma régua e esquadro ou com régua e compasso.

>> Próximo - Que Conceito >>