Conceito de Restaurante

RestauranteEntende-se por restaurante ao estabelecimento ou comércio que propicia um serviço de alimentação aos clientes. Ele é um espaço público que qualquer pessoa pode ter acesso, entretanto apesar de ser una entidade pública, seus serviços são cobrados e, portanto não são gratuitos.

A noção de restaurante existe desde os tempos antigos para a humanidade, embora as formas de pagamento, o atendimento, o ambiente e a qualidade do serviço mudaram consideravelmente. Hoje em dia, um restaurante pode ser um espaço luxuoso da mais alta qualidade, como também um espaço mais relaxado e acessível em termos de preço, onde tanto o atendimento como a comida são simples, porém satisfatórios.

A origem do nome tem a ver com a ideia de “restauração” das forças e energias que uma pessoa precisa através do cosumo de alimentos. A palavra “restaurant” vem do francês e varia de acordo com as culturas e países. Ao mesmo tempo, os restaurantes podem ser também considerados espaços que recebem outro nome por causa do tipo de ambiente (como cantinas, bares, cafés, pizzarias) ou então através do tipo de comida que se serve ou do método de atendimento.

Geralmente um restaurante é composto por dois espaços principais: um salão e uma cozinha. No salão estão as mesas e cadeiras que atendem os clientes, e também há um lugar onde os garçons realizam as atividades administrativas e comunicam os pedidos à cozinha. Já a cozinha é o espaço onde os empregados de diferentes categorias realizam os pratos classificados de acordo com as possibilidades do cardápio do estabelecimento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Restaurante. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/restaurante >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Restaurante