Conceito de Restabelecer

RestabelecerRestabelecer é a ação de voltar à normalidade em relação a uma atividade. Desta maneira, se algo deixa temporariamente de funcionar e com posterioridade há um retorno a essa atividade inicial cria-se um restabelecimento.

Observa-se, portanto, que este termo significa que há uma situação de mudança e transformação. Em geral, o processo é o seguinte: há algo que ocorre de forma normalizada, logo vem uma ausência de atividade por algum motivo e finalmente surge o restabelecimento (um reinício daquilo que foi abandoando). Essa ideia é aplicada em casos específicos, por exemplo, diante de uma negociação entre empresários e sindicatos. Após um período de diálogo que tem a finalidade de obter um acordo, quando uma das partes decide romper a negociação, o outro retoma o diálogo e a situação volta a ser restabelecida.

Nos meios de comunicação e na linguagem corrente, a palavra restabelecer é aplicada em vários contextos: em negociações, disputas pessoais, inclusive na área dos serviços telefônicos (o restabelecimento de um serviço significa que o mesmo já pode ser restabelecido após alguma circunstância que impedia seu uso).

O restabelecimento da saúde

Quando uma pessoa se encontra doente, ela precisa de uma série de cuidados e atenções especiais. Após um tratamento médico o paciente não fica totalmente recuperado, pois necessita voltar à normalidade. Este período de transição entre o fim de uma doença e o regresso à atividade cotidiana é precisamente a fase de restabelecimento da saúde. O tempo de restabelecimento pleno da saúde depende de muitos fatores, mas de qualquer forma trata-se de um conceito associado à recuperação do paciente. Na verdade, os médicos costumam especificar o tempo aproximado para uma total reabilitação.

Algumas técnicas médicas são baseadas no restabelecimento imediato do paciente, por exemplo, a reanimação cardiopulmonar também conhecida por suas siglas RCP e que envolve os primeiros socorros.

O restabelecimento da ordem

A partir de uma perspectiva social, surgem acontecimentos que alteram a ordem cotidiana como as greves, manifestações ou distúrbios de rua. Estas ações podem ocasionar a deterioração do mobiliário urbano e toda uma série de efeitos negativos para a cidadania em geral (por exemplo, uma greve no serviço de limpeza da cidade). Quando este tipo de fenômeno termina é comum e importante fazer um balanço para analisar os danos causados. Após a análise dessas consequências, tenta-se restabelecer a situação o quanto antes possível.

Imagem: iStock, Pamela Moore

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Restabelecer. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/restabelecer >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Restabelecer