Conceito de Ressocialização

RessocializacaoO ser humano vive em sociedade, a partir deste ponto de vista a vida organizada e harmônica mostra o cumprimento de certas normas sociais que cada indivíduo respeita.

Como consequência do não cumprimento de algumas normas, o ser humano pode ser preso como forma de punição. Neste ponto de vista, a ressocialização mostra o processo de volta aos poucos do indivíduo e retomada de sua vida pessoal após um período de afastamento de sua vida cotidiana.

Um castigo de caráter pedagógico

Após o fim de uma prisão o indivíduo é integrado à sociedade. Esse tipo de castigo é uma forma pedagógica do ser humano pagar sua pena do ponto de vista da justiça.

O tempo de prisão tem uma duração concreta, portanto o final da pena representa o início de uma nova etapa: o de reconciliação.

Estabelecimento de novos hábitos

Este é um processo que envolve a busca por um novo emprego, o estabelecimento de novos hábitos, o fortalecimento das amizades e a retomada de contato com os antigos amigos. Enfim, trata-se de estabelecer uma rotina de vida na qual o ser humano se incorpora novamente à sociedade e coloca em prática seu direito de lutar pela felicidade.

Quando uma pessoa é reintegrada à sociedade de maneira correta, seu passado deixa de ser importante e se torna capaz de desenvolver seu potencial para fazer o bem. Esta ressocialização nem sempre é simples, uma vez que, geralmente, todo sujeito que passa por um tempo na prisão experimenta certa rejeição social devido ao preconceito da sociedade.

Confiança no ser humano

Por outro lado, do ponto de vista pedagógico, há profissionais que também podem orientar essas pessoas dando apoio emocional e fazendo com que elas voltem a acostumar-se com a liberdade. Quando um indivíduo se vê privado de sua liberdade durante um tempo, sua liberdade passa a ser uma conquista que deve ser retomada pouco a pouco.

A ressocialização é um princípio humanista que parte da confiança incondicional do ser humano e que vai além das suas próprias ações. O ser humano como ser livre e consciente tem a capacidade de mudar de opinião, assumir seus erros e voltar a ser uma pessoa nova.

Foto: iStock, Martin Dimitrov

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ressocialização