Conceito » Responsabilidade Social

Conceito de Responsabilidade Social




Responsabilidade SocialSe define responsabilidade social a obrigação e compromisso que os membros de uma determinada comunidade, sociedade; individualmente por cada um pessoalmente ou compartilhada por um grupo social, que têm entre si,e da mesma forma com a sociedade ou comunidade conjuntamente.

Esta responsabilidade social pode expressar-se de duas formas, de um lado pode ser negativa, ou seja, a responsabilidade de não querer atuar, e também, ao contrário, pode ser positiva, quando alguém decide atuar e exercer a responsabilidade social.
Damos um exemplo: Quando qualquer pessoa, já seja um de nós que formamos parte da sociedade assumimos uma obrigação, estamos obrigados a respeitar todas as normas, regras e leis, simplesmente por haver aceitado uma responsabilidade devemos respeitar todas as regras e respeitar todos ao nosso redor e assumir a responsabilidade que exige essa obrigação para não causar nenhum tipo de dano ou desconforto no exercício de nossa responsabilidade. Devemos pensar nos outros e respeitar seus direitos e compartilhar suas obrigações.

Na atualidade, a responsabilidade social é considerada como um conceito normativo, porém não é considerado obrigatório, mas, de maneira nenhuma podemos usar isso como justificativa para não observar determinadas situações que são partes daquele que deseja observar os preceitos da responsabilidade social. O que se pede, neste sentido é a verdadeira ideia de contrato social entre diferentes pessoas que atuam na sociedade como um todo e que se comprometem a atuar com responsabilidade sem causar nenhum tipo de prejuízo a terceiros.

Responsabilidade social não é somente uma obrigação moral e voluntária de assumir compromissos que vão mais além de nossas próprias obrigações legais no que chamamos âmbito social, econômico e ambiental. Responsabilidade social também é compartilhar nossa própria missão os objetivos próprios da política de responsabilidade social, entendida como a gestão do impacto econômico, social e ambiental de nossas atividades.

Como responsabilidade social devemos entender também como devemos ser conscientes de que é uma responsabilidade que revela o caráter caritativo de cada um como pessoa e quais são nossos deveres para com os outros. Lembrando que existem situações, graves como uma crise financeira mundial, que exige de cada um dos atores que aparecem no cenário da vida, atuem de forma responsável sobre esse assunto e que exerça no sentido mais amplo da palavra, a responsabilidade social como norma de vida.

>> Próximo - Que Conceito >>