Conceito de Respiração

Respiracao

A respiração é o processo através do qual os seres vivos absorvem e expelem o ar juntamente com as substâncias que o compõem. Isto é, neste sentido, a respiração é a ação e efeito de respirar. Assim mesmo, a palavra é empregada para referir-se ao ar respirado.

Os seres humanos apresentam a respiração pulmonar. "Como me falta respiração, vou sair um pouco daqui para tomar um pouco de ar".

Para os seres vivos de tipo aeróbico, a respiração é um processo fisiológico indispensável para viver, pois durante este processo é realizada uma troca de gases com o meio ambiente que pode ser feita de várias formas: de maneira bronquial, pulmonar ou cutânea.

No entanto, o ar entra nos pulmões devido a um fenômeno conhecido como inspiração e sai através de outro chamado expiração.

Na inspiração ou inalação, o ar entra no interior do nosso corpo mais precisamente pelos pulmões e sua comunicação com o mundo exterior é realizada pela traqueia. Por outro lado, a exalação ou expiração é a ação oposta à inspiração, pois neste caso o ar alojado nos pulmões sai para o exterior. É reconhecida como uma fase passiva da respiração porque o tórax se retrai, descendendo todos seus diâmetros.

Quando uma criança nasce e é separada do cordão umbilical que a mantém unida a sua mãe dentro do útero, a ação da respiração é a primeira realizada de maneira independente.

Como mencionado anteriormente, a respiração é indispensável para manter a vida. Uma pessoa pode passar vários dias sem comer e sem beber, mas jamais sem respirar, exceto por alguns minutos.

Outro uso do termo é para referir à entrada e saída de ar a partir de um lugar fechado.

A respiração artificial é o conjunto de manobras que pode incluir desde o uso de aparelhos externos que buscam o restabelecimento, até manter a respiração de uma pessoa após um acidente. A respiração boca a boca é uma das formas de respiração artificial.

Por outro lado, sem respiração, é uma expressão usada na linguagem popular para expressar a surpresa ou a impressão causada por algo. "Quando vi João fiquei sem respiração, pois sabia que seria o homem de minha vida".

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Respiração. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/respiracao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Respiração