Conceito » Respeito

Conceito de Respeito




RespeitoEmbora não haja uma concreta definição em uma frase, por exemplo, para descrever o que é respeito, podemos designar como a consideração que se dispensa ou tem a uma pessoa, grupo, associação, instituição, entre outros, pelos valores representados ou pela trajetória de anos que os avaliam. No caso dos indivíduos que já transpassaram a barreira dos setenta anos ou então as crianças no colo, existe a convenção social de apresentar-lhes uma consideração especial como, por exemplo, é uma obrigação moral reconhecê-los e ceder o lugar em órgãos ou transportes públicos.

Além disso, o respeito é uma atitude perante a vida que envolve aceitar e compreender o outro ainda quando sua forma de expressar e seu pensamento sejam diferentes. Não é porque uma pessoa pense diferente de mim que esteja errada, não posso puni-la com desprezo, indiferença e falta de respeito.

Todos os indivíduos que vivem em uma sociedade organizada e civilizada devem entender a premissa fundamental da vida social que é aprender a respeitar a opinião contrária do outro, porque lamentavelmente quando não se respeita esta questão, considerada vital para o bom desenvolvimento e funcionamento de uma comunidade, se acaba caindo em situações trágicas como aqueles países em que não há respeito, democracia, liberdade de imprensa e pensamento.

De fato, os conceitos de respeito e tolerância parecem aplicáveis apenas em estados democráticos e, mais especificamente, em países republicanos, onde se consagra a igualdade perante a lei entre as premissas fundamentais de convivência.

Como uma pessoa não nasce com o respeito nas veias, é preciso que tanto os pais em casa, como os professores na escola, ensinem o respeito às crianças desde os primeiros anos de vida. Esta premissa que parece obvia nem sempre é evidente. No entanto, o respeito pode estar sustentado sobre uma base de perigo, medo ou ameaça, que não tem nada a ver com o reconhecimento de um valor a alguém.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)