Conceito de Resistente

ResistentePor que somos resistentes a tudo? Assim, este adjetivo indica desagrado e é utilizado para expressar uma sensação de recusa ou insatisfação por algum motivo.

Esta palavra vem do latim “reactim”, do verbo resistir e possui vários sinônimos, tais como: oposto, reticente, adverso, desobediente, rebelde, entre outros.

Contextos de aplicação do termo

São muitos os contextos possíveis para empregar este conceito: em relação aos gostos pessoais, às crenças e experiências profissionais. De qualquer forma, ser desobediente expressa uma clara oposição a algo que se desaprova.

Quando se diz que uma pessoa é resistente, não se trata de algo momentâneo, mas que sua oposição é permanente. Vamos pensar, por exemplo, em uma pessoa que não gosta de voar. Assim, ela é desobediente, ou seja, resistente em viajar de avião e sua postura não muda com o tempo. Muitas vezes, esta palavra vem acompanhada do uso de algumas formas adverbiais, tais como: totalmente resistente, muito resistente, entre outras, que indicam um desagrado profundo e absoluto.

Uma expressão de resistência

Ser resistente a um assunto envolve certa resistência. Neste sentido, ao afirmar “sou resistente a X” expressa uma ideia que preferentemente não se deseja, mas obviamente possui uma graduação moderada, firme ou radical.

Aparentemente pode haver inúmeros motivos, embora estes possam ser classificados em vários grupos:

- Motivos subjetivos: nem sempre temos razões justificáveis que nos impulsionam a recusar algo.

- Causas objetivas: Se algo nos prejudica temos uma causa concreta para expressar a recusa do fato.

- Ser resistente nem sempre significa que algo nos causa desagrado. Em certas ocasiões, dizemos que não queremos algo porque não gostamos, mas sabemos que isso pode ser prejudicial em algum sentido.

- As convicções ideológicas e as crenças religiosas não influenciam a não aceitar as opiniões contrárias.

- A moda e a pressão social influenciam em nossas vidas. Esta circunstância é bastante comum, pois dizemos sim ou não porque vivemos influenciados pela publicidade ou pelas ideias estabelecidas. De fato, há ideias que são aceitas na maioria das vezes (as politicamente corretas) como também as opostas são difíceis de aceitar porque existe uma tendência favorável a elas. Em outras palavras, não é fácil ser resistente ao que é politicamente correto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Resistente