Conceito de Resistência Aeróbica

Resistencia-AerobicaA ideia de resistência aeróbica está associada à forma de obter energia por parte de nosso corpo. Em termos mais simples, podemos afirmar que este tipo de resistência se coloca em funcionamento quando necessitamos de oxigênio para realizar alguma atividade, por exemplo, correr longas distâncias, subir uma montanha elevada ou percorrer grandes distâncias de bicicleta. Existe uma resistência oposta, a anaeróbica, já esta não necessita de grande quantidade de oxigênio, por exemplo, para realizar um sprint curto ou até mesmo para levantar pesos.

Para conseguir uma resistência aeróbica adequada é necessário exercitar o organismo através de treinamento aeróbico, próprio para maratonistas, ciclistas e todos aqueles esportistas que realizam esforços prolongados. Deve-se levar em conta que durante a prática de exercícios em geral são utilizadas as duas resistências, embora uma predomine mais do que a outra dependendo de cada disciplina esportiva.

Uma fórmula para queimar calorias e limpar a mente e o corpo

O exercício aeróbico funciona com intensidade média ou baixa e produz um consumo de hidratos e gorduras no organismo para obter energia suficiente, da qual se necessita oxigênio. Por causa da necessidade de oxigênio nos exercícios o sistema cardiovascular se torna mais fortalecido (com o treinamento o esforço do coração vai diminuindo).

Benefícios do exercício aeróbico

Além do fortalecimento cardiovascular, pode-se obter uma estimulação dos vasos coronários, reduzir o nível de gordura corporal e eliminar a gordura subcutânea nas pessoas que têm sobrepeso. Por outro lado, há uma diminuição da pressão sanguínea nos hipertensos. Isso faz com que não seja tão necessária a medicação para regular a pressão sanguínea. Outro beneficio da atividade aeróbica é a redução dos níveis de mau colesterol no sangue e o aumento dos níveis de bom colesterol.

Uma ferramenta para ajudar na circulação e em questões cardíacas

Assim mesmo, reduz de maneira significativa o risco de problemas coronários, diminui os níveis sanguíneos de glicemia nas pessoas diabéticas e melhora a capacidade pulmonar. Por último, há uma melhora considerável na hora de realizar esforços e um benefício para a qualidade de vida em geral (no processo digestivo, no sono e no humor).

Do ponto de vista bioquímico, o exercício aeróbico gera endorfinas em nosso organismo. Este conceito é de grande relevância, já que as endorfinas são moléculas geradas pelo nosso cérebro e produzem um efeito de bem-estar. Por este motivo, alguns esportistas se encontram “mergulhados” na atividade física de tipo aeróbico, pois sabem que estas endorfinas proporcionam estado de felicidade e quando não se exercitam durante um tempo sentem um incômodo mal-estar físico.

Foto: Susan Chiang I iStock

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