Conceito de Resistência à Mudança

A vida é uma mudança, de fato, nenhum dia é exatamente igual ao anterior. As circunstâncias da vida mudam, as pessoas evoluem do ponto de vista pessoal graças à maturidade e à experiência própria da idade, além das mudanças em suas expectativas e prioridades. O passar do tempo também mostra mudanças no físico da pessoa como as rugas que se tornam claras no rosto de um idoso.

As mudanças fazem parte da vida, entretanto, podemos considerar uma atitude humana mostrar certa resistência a uma mudança, ou seja, de mostrar uma atitude pouco receptiva em relação à novidade e assim permanecer em uma zona de conforto, simplesmente por trazer segurança. Seguramente, esta é a principal causa da resistência à mudança: o medo que uma pessoa sente diante da novidade do desconhecido.

O medo patológico

Esta resistência à mudança é bem típica da humanidade, mas pode se tornar patológica a partir do momento que a pessoa se fecha totalmente para novas oportunidades e se apega ao conhecido. Esta atitude leva à estagnação da pessoa.

Entretanto, do ponto de vista positivo, esta resistência à mudança pode ser superada geralmente em um curto espaço de tempo a partir do momento em que o sujeito se adapta pouco a pouco a uma nova realidade e vai assimilando essa mudança. De fato, as mudanças não são assimiladas de uma vez só, mas sim de maneira gradativa e lentamente.

Resistir a uma mudança significa fechar as portas à surpresa e trazer novidade à vida das pessoas, uma vez que há elementos no destino do homem que dependem da sua vontade, assim como outros que não dependem. São exatamente estas mudanças alheias à vontade do homem que de certa forma são impostas e podem causar maior resistência ao sujeito.

Compreender um processo de mudança

Para enfrentar de forma positiva um processo de mudança é importante que a pessoa aprenda a ser seu próprio coach. Isto é, em circunstâncias deste tipo, o sujeito deve entender como se sente. Do ponto de vista emocional, existem pequenas fórmulas que freiam essa resistência à mudança com a integração de novidades na rotina cotidiana. Por exemplo, mudar o itinerário de volta para casa após o trabalho.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Resistência à Mudança. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/resistencia-a-mudanca >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Resistência à Mudança