Conceito de Resíduos sólidos

Residuos-solidosO conceito de resíduos sólidos, popularmente chamado de lixo, é aplicado a todo o tipo de resíduo ou desperdício gerado pelos seres humanos em sua vida diária e que apresentam forma ou estado sólido diferentemente dos resíduos líquidos ou gasosos. Os resíduos sólidos são os que possuem maior porcentagem de desperdício gerado pelo ser humano devido ao seu grande consumo na vida cotidiana. Além disso, são também aqueles que ocupam mais espaço por não serem assimilados pela natureza e ao permanecer por muitos anos e até mesmo séculos para serem decompostos.

O estilo de vida atual da maior parte da população mundial está baseado no consumo de qualquer tipo de bens e produtos que geram uma porcentagem significativa de resíduos sólidos por contar com diferentes tipos de embalagem, recipientes e formas de apresentação. Assim, através dos comestíveis passando pelos produtos de limpeza, elementos tecnológicos, roupas e muitos outros, são apresentados e vendidos quase sempre por meio de embalagens feitas de vidro, plástico ou poliestireno; elementos que podem ser recuperados, mas que levam muito tempo para desaparecer, promovendo então o acúmulo destes resíduos. Ao mesmo tempo, muitos destes resíduos sólidos como pilhas, metais e plásticos são extremamente contaminantes para a terra, a água e o ar.

O problema atual dos resíduos sólidos atinge grandes proporções, pois o estilo de vida das pessoas se baseia no consumo, não levam em conta novas formas de embalagem e mais sustentáveis. Muitos países e povoados possuem sistemas diferenciados de reciclagem a fim de poder reutilizar e assim reduzir a produção de lixo de todos os tipos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Resíduos sólidos