Conceito de Resíduos orgânicos

Residuos-organicosUm resíduo ou lixo é aquele material que já não se necessita ou quer mais. Ele é resultado do desenvolvimento das atividades cotidianas dos seres humanos, responsáveis por boa parte dessas causas.

Os resíduos são classificados de acordo com a composição que apresentam: resíduo orgânico é aquele que apresenta origem biológica, ou seja, já teve vida ou formou parte de um ser vivo como é o caso dos galhos e das folhas das árvores e das plantas, das cascas de frutas e de todos resíduos de alimentos de uma casa, de um restaurante, entre outros.

Temos ainda, os resíduos inorgânicos, que são aqueles que apresentam uma origem não biológica e provêm da indústria ou de qualquer outro processo que não seja natural, como plásticos, tecidos, vidros, entre outros.

Os resíduos perigosos, assim como seu nome indica, são altamente prejudicais a saúde dos seres vivos, podem ser biológicos ou não e devem ser manipulados com muito cuidado, por exemplo, como o material contagioso de um hospital, materiais radioativos, substâncias químicas, entre outras.

No entanto, para os resíduos e lixos existem lugares apropriados, tanto nas casas como nas vias públicas, projetados especialmente para a necessidade, ou seja, para evitar que o lixo seja colocado em qualquer lugar, afetando assim, a qualidade de vida.

Em casa, no trabalho, nos hospitais, nas escolas são conhecidos como cestos de lixo e podem ser de diversos tamanhos, formas e cores, dependendo das necessidades e das preferências pessoais. Uma vez que o cesto ou contender de lixo esteja cheio, ele deve ser depositado em um lugar apropriado para que seja retirado por uma empresa responsável pela coleta de resíduos e finalmente ser colocado num local adequado e determinado.

E na via pública, os governos ou administradores locais correspondentes a cada comunidade dispõem contenderes públicos e padronizados. Nas grandes cidades costuma haver um em cada esquina para que os transeuntes possam eliminar o lixo que produzem de maneira organizada, sem sujar e contaminar o meio ambiente público.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Resíduos orgânicos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/residuos-organicos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Resíduos orgânicos