Conceito de Resfriado

ResfriadoO resfriado é talvez a doença mais comum que atinge a população em geral, podendo afetar a mesma pessoa por várias vezes no próprio ano. Ela é conhecida popularmente como Gripe.

Consiste em uma infecção de origem viral do trato respiratório superior que abrange o nariz e a laringe podendo afetar também a faringe, os principais vírus relacionados com o desenvolvimento do resfriado são do tipo rinovírus, adenovírus, coxsackie e o vírus da influenza.

Os resfriados apresentam a exposição desses vírus através do contato com uma pessoa doente após um período de incubação de 2 a 3 dias, especialmente quando exposta a baixas temperaturas.

As principais manifestações são a secreção nasal conhecida como rinorreia que costuma ser líquida e transparente, pela obstrução nasal, coceira no nariz e nos olhos, dor de cabeça, mal-estar em geral, dores musculares e febre normalmente não muito alta. Em alguns casos pode apresentar dor de garganta, assim como a sensação de congestão na cabeça e nos ouvidos.

Com o passar dos dias os sintomas vão melhorando, a secreção se torna uma mucosa de cor esbranquiçada, produto da resposta inflamatória do sistema imune. Enfim, os resfriados podem durar de 7 a 10 dias com ou sem tratamento.

Em nenhum caso o resfriado comum deve ser tratado com antibióticos, trata-se de uma infecção viral em que o tratamento é de tipo sintomático que consiste em baixar a febre, aliviar a dor com analgésicos como o paracetamol, aliviar a congestão nasal e fluidificar as secreções para que possam ser expelidas mais facilmente.

Além do tratamento é importante implementar normas de higiene para evitar o contágio a outras pessoas, especialmente, lavar sempre as mãos, tampar o nariz e a boca ao espirrar, tomar muito líquido para manter um estado adequado de hidratação e dormir bem.

Em caso da não melhora dos sintomas, de sua piora, ou até mesmo do surgimento de febre elevada, secreção amarela ou esverdeada, tosse com expectoração ou dificuldade para respirar, é importante visitar um médico para descartar complicações maiores como o desenvolvimento de alguma infecção tipo sinusite, bronquite ou pneumonia e que correspondem a outro tipo de tratamento. Isso costuma ocorrer em pessoas com alterações do sistema imunológico como os diabéticos, pacientes com câncer, asmáticos ou aqueles que recebem tratamento com medicamentos do tipo esteroide.

O resfriado pode ser prevenido através de vacinação, como a vacina antigripal que deve ser empregada anualmente. Embora a mesma seja aplicada em qualquer idade, ela é indicada para crianças e adultos maiores de 65 anos, especialmente aqueles que padecem de alguma doença crônica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Resfriado. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/resfriado >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Resfriado