Conceito de Reserva Ecológica

Reserva-EcologicaA reserva ecológica é uma área destinada à proteção de diversas espécies de plantas e animais. Sendo assim, ela é uma delimitação humana na qual são proibidas diversas atividades que podem ser nocivas para o ambiente. A razão deste cuidado especial é a importância destas espécies, seja porque estão em perigo de extinção ou até mesmo porque podem implicar um problema maior para o homem. As áreas estabelecidas como reservas ecológicas estão organizadas de tal forma que podem ser controladas de forma segura evitando qualquer tipo de excesso que provenha do exterior.

As reservas ecológicas, uma barreira para a ação humana

As reservas ecológicas são fenômenos que começaram a ser implantados no final do século XIX, continuando este processo até a atualidade. Elas foram vistas como uma maneira de estabelecer proteção às áreas que eram especialmente afetadas pela ação humana de maneira negativa. A partir desse momento seu número foi crescendo em todo mundo, possibilitando que a proteção de áreas importantes do ponto de vista natural seja feita com eficiência. Algumas destas reservas têm um reconhecimento especial sendo Patrimônio da Humanidade. Neste caso se dá uma atenção maior para o bom funcionamento dessas reservas devido a sua importância.

Proibições que devem ser protegidas

As reservas ecológicas apresentam uma série de proibições no que se diz respeito às atividades humanas. São proibições que devem ser respeitadas e que garantem as áreas livre de dificuldade. Elas podem variar conforme a reserva, mas em alguns casos podem ser extremas como a proibição da circulação humana. Para garantir o cumprimento destas disposições, costuma existir pessoal capacitado para evitar qualquer tipo de excesso. Desta maneira, a reserva é determinada como uma área especial para a população, assim mesmo há uma área em torno da própria reserva que também apresenta proibições, mas que costumam ser menos rigorosas, desta forma, é realizada uma proteção maior ao território.

Como podemos observar, a reserva ecológica é uma tentativa institucional de resguardar a vida silvestre do país. Assim mesmo elas não seriam necessárias se a ação humana não causasse tantas mudanças no ecossistema do planeta. Com o passar do tempo, sem dúvida, as reservas naturais terão mais importância porque existirão mudanças mais drásticas em diversas partes do globo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reserva Ecológica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reserva-ecologica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reserva Ecológica