Conceito de Reserva Biológica

Reserva-BiologicaA reserva biológica é uma área que se encontra protegida devido ao seu valor natural. Podem ser áreas marítimas, terrestres ou uma combinação de ambas com a finalidade de sua proteção e preservação do seu meio natural, ou seja, a diversidade das espécies (flora e fauna), assim como os ecossistemas próprios dessas áreas.

A ideia geral das reservas biológicas obedece a uma razão bem específica: as áreas virgens do planeta foram reduzidas drasticamente e é necessário conservá-las, pois se trata de um patrimônio natural da humanidade.

O estudo científico da natureza

Embora a conservação do meio natural seja prioridade de uma reserva biológica, em segundo lugar, sua preservação permite a uma comunidade científica a possibilidade de conhecer um meio ambiente a partir destes parâmetros científicos. Pode-se dizer que esse tipo de área funciona como um laboratório que analisa os diferentes ecossistemas de uma reserva. A dimensão científica desses territórios é bem perceptível. Na verdade, é muito comum que nessa relação existam aspectos relacionados à investigação: registros, seguimentos de espécies, publicações, material promocional ou estudos técnicos (por exemplo, sobre o clima ou os recursos híbridos).

Outras perspectivas das reservas biológicas

O reconhecimento de uma reserva biológica é especificado em um quadro legal (geralmente um decreto), no qual estabelecem todas as características técnicas que afetam essa área (seu tamanho, tipo de proteção legal, sua gestão, etc.).

Cada país estabelece os seus próprios critérios para declarar uma área como reserva biológica. A partir deste reconhecimento, é colocada em prática uma série de estratégias: educação e treinamento, projetos de sustentabilidade, planos de recuperação de espécies em extinção ou projetos destinados para o lazer e turismo. Neste sentido, as reservas naturais tem um plano estratégico global e integral, de modo que são colocadas em funcionamento diferentes ações que interagem entre si.

Regulamentos e a importância da preservação

Um aspecto muito importante sobre estas áreas protegidas são os seus regulamentos relacionados, ou seja, o que é permitido e o que é proibido. Como regra geral, nestes lugares há proibições e severas limitações que são imprescindíveis para manter o equilíbrio do meio ambiental. Neste sentido, devemos saber que se uma espécie é integrada de forma ilegal em um parque natural, esta circunstância poderá prejudicar as espécies nativas.

Foto: iStock - coloroftime

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reserva Biológica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reserva-biologica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reserva Biológica