Conceito de Republicano

RepublicanoO termo republicano é utilizado de maneira exclusiva na área política para designar tudo que é próprio ou está relacionado com a república e o sistema de governo republicano.

No sistema republicano, a constituição, é considerada a responsável por regular todas as ações produzidas conforme as leis estabelecidas e respeitando as condições de igualdade.

Não é por acaso que todas as nações que dispõem de um sistema de governo desse tipo são chamadas de República. Assim, podemos citar a Argentina, a França, a China, entre outras nações, que gozam dessa condição de república.

Assim mesmo, devemos ressaltar que os indivíduos que promovem e defendem uma proposta política com as características mencionadas são chamados de republicanos.

Por outro lado, esse termo é muito utilizado também para designar um dos partidos políticos mais importantes dos Estados Unidos, o Partido Republicano, como também para denominar aqueles que pertencem e coincidem com a ideologia proposta por esse grupo político.

O Partido Republicano junto com o Partido Democrata são grupos políticos de maior trajetória e presença ao longo da história política dos Estados Unidos. Inclusive o país tem sido governado alternadamente por ambos desde o século XIX. E justamente o Partido Republicano foi fundado no ano de 1854.

Assim como o Partido Democrata representa os interesses do setor com ideias progressivas e liberais, o Partido Republicano representa os ideais conservadores da comunidade, ou seja, representa a direita política, além de promover e defender as ideias e doutrinas tradicionais. Não são permeáveis a mudanças que não lhe correspondam, ou ainda, obsoletos à raiz da evolução da sociedade, os republicanos defendem os valores tradicionais.

Na atualidade, representam a força política opositora ao governo no exercício de Barack Obama, em compensação, representam a maioria no Parlamento.

O último presidente desse grupo político foi George W. Bush.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Republicano