Conceito de Reprodução

ReproducaoA reprodução é conhecida como um processo biológico através da qual uma espécie pode criar novos organismos. A reprodução é a característica comum que observa quase todas as formas de vida que se conhecem até o momento: os animais, os seres humanos, as plantas, entre outros, sendo a mesma plausível através de duas formas: sexuada e assexuada.

Na reprodução assexuada, somente um organismo é o responsável pela origem de novos indivíduos, o que será uma cópia traçada desse organismo do ponto de vista genético. Neste tipo de reprodução se forma outro organismo através de células paternas sem que haja qualquer tipo de fecundação. Um exemplo típico desta classe são as amebas, que se reproduzem através desta modalidade.

No entanto e contrariando desde sua base até o anterior tipo de reprodução, a sexuada exige para sua concretização a intervenção de dois indivíduos ou organismos que devem ser de diferentes sexos. Seus descendentes são resultado da combinação de ambos os progenitores, ou seja, do DNA ou da informação genética de cada um, razão pela qual se perde a cópia traçada que falamos na situação anterior. Este tipo de reprodução é próprio de organismos complexos, como é o caso da espécie humana.

No caso da reprodução humana interagem dois indivíduos, um homem e uma mulher, e consiste na fecundação interna através de órgãos sexuais dos dois gêneros mencionados. Entretanto, a mesma não se produz sozinha e acontece a descendência, pelo contrário, seu sucesso depende da ação coordenada dos hormônios masculinos e femininos, do sistema reprodutivo e do sistema nervoso.

Os testículos no caso do homem e os ovários no caso da mulher são os encarregados da produção dos espermatozoides e dos óvulos, que são os responsáveis pela reprodução, sendo os espermatozoides os que oportunamente no momento do período ovulatório da mulher tem a tarefa de fecundá-lo.

Uma vez concretizada a fecundação do óvulo, que dá lugar a criação de um ovo ou zigoto, são produzidas uma série de divisões mitóticas que culminam com o desenvolvimento do embrião. Ele possui três camadas germinativas: ectoderma, endoderma e mesoderma, que dão origem aos vários órgãos do corpo desse novo indivíduo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reprodução. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reproducao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reprodução