Conceito de Represa

A represa é uma construção do tipo hidráulica. Sua finalidade é reter a água dos aquíferos e dos rios como forma de armazenamento para ser utilizada depois pelos moradores de uma comunidade ou cidade qualquer.

Origem e bases de construção

Estas obras hidráulicas se desenvolveram na antiguidade na qual os aquedutos romanos foram as primeiras construções projetadas como represas. Sua origem se encontra nas áreas onde a água era escassa e de difícil obtenção. Além de abastecer a população com água, tinham também a função do abastecimento agrícola. A principal ideia da antiguidade continua vigente na atualidade e as mudanças realizadas são exclusivamente técnicas.

As represas são construídas geralmente entre duas montanhas e no leito dos rios. Essa água forma um lago que leva a água doce até às áreas agrícolas e a toda população através de um canal de tubulação. Neste sentido, deve-se levar em conta que as represas têm um valor estratégico, pois o controle de água é imprescindível tanto para a vida como para o desenvolvimento econômico.

As represas como símbolo de progresso

Durante os séculos XIX e XX, as nações mais prósperas se deram conta da importância da bacia dos rios e iniciaram as construções para controlar o uso da água. As represas se tornaram obras fantásticas e grande símbolo de progresso.

Como são formados esses gigantes?

Normalmente são construídas a partir de uma estrutura de concreto de grande envergadura. As represas se tornaram também plataforma de produção de energia e por isso são chamadas de represas hidroelétricas. Utiliza-se a energia da água para formar um lago artificial e assim são ativadas as turbinas que produzem a eletricidade. Os geradores hidroelétricos de algumas represas produzem milhões de quilowatts de energia e assim permitem iluminar cidades com milhões de habitantes.

Um dos aspectos problemáticos destas construções é a necessidade de desviar o curso dos rios na maioria dos casos. Esta circunstância envolve os habitats naturais que são afetados de maneira evidente. Por este motivo, os movimentos ecologistas são contrários a algumas represas, pois o progresso que proporcionam é relativo e discutível. Sem dúvida, os partidários de sua construção argumentam que a função dessas represas é sinônimo de progresso (fornecem e criam energia, além de impedir possíveis inundações dos rios).

Foto: ollo I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Represa