Conceito de Repreensão

A repreensão acontece quando alguém recrimina algo de outra pessoa. Essa recriminação se deve normalmente a um tipo de comportamento. A ação de repreender supõe, em poucas palavras, uma crítica ao outro.

Diversas maneiras de fazer uma repreensão

Partindo da ideia geral de que uma repreensão é uma forma de crítica, é possível repreender algo de várias maneiras. A reclamação seria o modo mais habitual e isso acontece, por exemplo, quando um consumidor entra em contato com uma empresa para expressar seu descontentamento pelo serviço mal prestado ou por qualquer outro motivo.

Quando discutimos com alguém também fazemos uma repreensão, uma vez que desaprovamos a atitude do outro, um exemplo disso pode ser quando uma mãe repreende seu filho pela conduta errada a fim de corrigi-lo. Uma variante desta repreensão é a bronca, que vem a ser uma espécie de sanção verbal, mas que no fundo não deixa de ser uma repreensão.

Na linguagem coloquial costuma-se utilizar a expressão “lavar a roupa suja”, empregada quando uma pessoa critica a outra fazendo menção a algum aspecto negativo do passado, neste caso, a ideia de lavar a roupa suja é propriamente uma repreensão.

Repreender-se, o problema de autolimitar e afetar seu comportamento

Embora a repreensão esteja dirigida geralmente à outra pessoa, nem sempre é assim. Na verdade, a própria pessoa pode ser motivo de repreensão. Si estamos descontentes com nosso comportamento e consideramos algum erro significa que estamos repreendendo algo. Esta maneira de autocensurarmos é bastante comum e é uma espécie de diálogo conosco mesmo, na qual nossa consciência desaprova algo que realizamos.

No campo da religião: a confissão

A repreensão para a própria pessoa também tem outra variante: a confissão dos seus erros. Na confissão religiosa, aquele que expõe seus pecados ou faltas ao padre faz uma repreensão consigo mesmo com a intenção de ser perdoado e limpar sua má conduta.

Como pode ser observada, a ação de repreender tem várias funções na comunicação: como crítica, como elemento corretivo, como diálogo interior terapêutico ou para aliviar-se espiritualmente.

Embora a repreensão possa ser realizada de várias formas e em diferentes contextos, deve-se levar em conta outro aspecto importante: o uso das palavras. Repreender significa censurar algo e esta censura pode ser dura e enérgica, ou então, pelo contrário, mais suave e amigável.

Assim, a intensidade da repreensão depende de como é apresentada e quais são as palavras escolhidas. Uma repreensão pode ser ofensiva ou conciliadora e até mesmo crítica ou construtiva.

Foto: iStock - andresr

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Repreensão. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/repreensao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Repreensão