Conceito de Rentabilidade

RentabilidadeA rentabilidade é uma relação entre os recursos necessários e seus benefícios econômicos derivados. Na economia, a rentabilidade financeira é considerada como o vínculo que existe entre o lucro econômico que se obtém de determinada ação e os recursos que são exigidos para a geração de certo benefício. Em outras palavras, a rentabilidade ou "return on equity" em inglês (ROE) pode ser entendida como o retorno recebido por um acionista ou uma empresa por sua participação econômica.

Em toda atividade econômica é necessária a contemplação de um risco para a obtenção de um retorno econômico. Em definitivo, pode ser rentável ou não a forma que uma empresa investe em fundos de determinadas operações para gerar receita em troca.

A rentabilidade costuma ser expressa em uma porcentagem de relação. Por exemplo, se uma empresa investe 10 dólares e seus juros são de 1 dólar, a rentabilidade é de 10%.

Um dos métodos mais utilizados para calcular a rentabilidade de uma ação ou de uma empresa é a Fórmula de Du Pont, que contempla diversas variáveis que calculam a rentabilidade líquida sobre as vendas, como também a rotação de vendas sobre o patrimônio.

Dependendo de cada empresa, sua ênfase será colocada sobre a rentabilidade de vender mais a baixo custo, ou de vender menos com um valor maior.

Além do aspecto econômico e financeiro, existe também a chamada rentabilidade social. Esta, em contrapartida da economia, considera que um Estado ou uma instituição governamental (mas também há casos de empresas privadas) deve render mais benefícios do que prejuízos na sociedade que está inserida.

Em uma empresa pública, por exemplo, o objetivo não é gerar lucro e sim proporcionar benefícios para o conjunto social, um serviço que evite problemas e atrasos. Deste ponto de vista é que toda instituição governamental deve contemplar sua rentabilidade social como objetivo de base. Por exemplo, a rentabilidade social do transporte público ou de uma estância aduaneira.

No entanto, a empresa privada também começou a considerar a provisão de rentabilidade social para a comunidade. Neste sentido, entende-se que o único objetivo de uma empresa não é ganhar dinheiro, mas também devolver algo à sociedade em nível social, econômico e ambiental. A rentabilidade social está vinculada ao novo conceito de sustentabilidade, que estabelece que tanto os indivíduos como as empresas e os governos devem incluir entre suas finalidades uma ideia de desenvolvimento que não esgote as possibilidades de desenvolvimento das gerações futuras.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Rentabilidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/rentabilidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Rentabilidade