Conceito de Remodelagem

RemodelagemA remodelagem é uma transformação substancial de algo. A ideia de remodelagem está associada ao conceito de mudança, não no sentido secundário, mas pelo fato da mudança ser algo significativo.

A remodelagem pode ser entendida em vários sentidos, tais como: pelo aspecto de organização, como algo técnico ou em relação a um organismo vivo.

Remodelagem nas organizações

Qualquer time de futebol, empresa ou associação cultural está sujeita a mudanças e transformações. Vamos pensar em um time de futebol que não conquista bons resultados. Diante desta conjuntura, a equipe técnica decide não contar com alguns jogadores e incorporar outros novos. Neste processo há uma remodelagem.

As empresas mudam constantemente seus dirigentes, contratando pessoal ou incorporando novas estratégias. Quando a mudança é relevante e significativa acontece uma remodelagem. A identidade da empresa pode ser modificada de maneira periódica através de um logo novo, uma mudança de cor da entidade, a tipografia ou qualquer outro elemento relacionado à imagem.

Em qualquer uma dessas variantes, pode-se dizer que uma organização é remodelada com o propósito de melhorar seu rendimento. Não haveria sentido algum uma transformação sem uma finalidade concreta.

Remodelagem dos objetos

Muitos dos objetos e utensílios que empregamos no nosso dia a dia são remodelados com algum propósito. Normalmente isso acontece para que sejam mais atrativos ou eficazes de certa forma. O tuning (personalização) é um claro exemplo de remodelagem de veículos a motor, mas que também é usado no mundo da informática e da moda.

Remodelagem do corpo humano

Desde a antiguidade o ser humano tem utilizado técnicas para remodelar o corpo. As tatuagens, os alargamentos de orelha, as bandagens dos pés para torná-los mais atrativos ou o simples exercício físico são alguns dos exemplos que transformam o próprio corpo.

Entretanto, nas últimas décadas da medicina estética e reparadora, algumas técnicas bem sofisticadas foram incorporadas para mudar radicalmente o aspecto de uma pessoa. A remodelagem pode ter também fins terapêuticos (por exemplo, a obstrução no septo nasal) mesmo que a tendência habitual seja melhorar a aparência externa do corpo.

A lipoaspiração e o estiramento da pele são formas concretas de modificar alguma característica do organismo. As razões pelas quais uma pessoa decide mudar algum aspecto de seu corpo são evidentes: sentir-se mais atrativa, ser mais jovem e ganhar confiança em si mesma.

Enfim, podemos remodelar organizações, dispositivos e até mesmo nosso próprio corpo porque temos a necessidade de mudar o que não está correto ou se encontra pouco satisfatório por algo melhor.

Foto: iStock, stockvisual

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Remodelagem