Conceito de Remake

Remake

A nova versão de uma história de ficção ou obra artística popular

A palavra remake é de origem inglesa e se refere à nova versão realizada por um artista em uma peça de teatro, em uma composição musical, em um filme, um programa de televisão, entre outros. No entanto, este termo passou a ser muito utilizado em nosso idioma para referir-se ao mesmo.

Geralmente os remakes contam com novas versões de obras que num passado mais próximo ou até mesmo distante souberam cativar o público.

Respeitar a essência

Vale destacar que os remakes tratam de respeitar os detalhes da história original reproduzindo-a fielmente, da mesma maneira que os personagens também interagem através de suas características e performances, mantendo a originalidade das histórias e evitando a perda de atrativo.

As diferenças são percebidas pela convocação de novos atores e pela modificação de alguns contextos, não muito mais além disso.

Hollywood, pioneira em remakes

Sem dúvida, a indústria cinematográfica hollywoodense é pioneira na realização de remakes. É muito comum que em cada ano seja retratado algum velho título ou realizado algum remake de grande êxito em outra parte do mundo.

Nos últimos anos, na sétima arte, se tornou uma prática constante que a produção cinematográfica de determinado local geográfico realizasse um remake de um filme contemporâneo de grande sucesso de outro país. Isso aconteceu recentemente com o filme argentino “O segredo de seus olhos”, dirigido por Juan José Campanella, ganhador do Oscar como melhor filme estrangeiro de 2010.

Depois de causar um imenso sucesso em seu país de origem, a indústria cinematográfica de Hollywood decidiu realizar um remake da história. Assim, “The Secret in their Eyes” passou a ser o remake norte-americano, que nem sequer modificou o título, mas que estreará logo mais e contará com as estrelas internacionais Nicole Kidman y Julia Roberts.

Embora seja superatrativo contar com remakes para grande parte do público que acompanha o cinema, é uma realidade dizer que muitos deles decepcionaram os espectadores que já assistiram a versão original, até mesmo porque é impossível não entrar em comparações.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Remake