Conceito de Relíquia

ReliquiaA palavra relíquia provém do latim reliquiae e significa os restos de algo. Este termo é empregado em dois contextos diferentes: no campo religioso e no mundano.

A perspectiva religiosa

Do ponto de vista religioso, a relíquia é um elemento que está relacionado a um santo. Este elemento pode ser orgânico (um fragmento de osso ou um crânio) ou um objeto de vínculo pessoal com algum santo (sua túnica, um pedaço de roupa ou outro qualquer). As relíquias são veneradas pelos crentes porque representam algo santificado e por este motivo são custodiadas como um grande tesouro.

Na tradição cristã, durante a antiguidade, as relíquias eram colocadas no altar principal da igreja para que pudessem ser veneradas pelos fiéis. Em geral, estes elementos pertenciam a algum mártir cristão ou a algum santo e seus restos serviam para recordar sua vida exemplar como cristão. Neste sentido, tocar ou contemplar uma relíquia é uma forma simbólica de estar em contato com a santidade de alguém e, paralelamente, serve para congregar e unir os fiéis em relação a qualquer elemento que tenha uma mensagem religiosa.

Além de servir como elemento simbólico, as relíquias cristãs têm outro significado, pois em alguns casos, os crentes lhes atribuem propriedades curativas ou milagrosas.

Concluindo, a relíquia é um aspecto que contempla a fé e possui sentido espiritual, além de ser também histórica e tradicional.

A perspectiva mundana

Da mesma forma, a relíquia é um objeto de grande valor. A razão pela qual um objeto se converte em uma relíquia não é necessariamente de tipo econômico. Seu valor cultural ou sentimental lhe dá um especial significado.

De qualquer forma, para que um objeto seja considerado uma relíquia deve possuir determinada característica: sua excepcionalidade em algum sentido. Vamos pensar em um automóvel que tem 100 anos e que existam apenas poucos iguais a ele no mundo. Neste caso, estamos falando de uma relíquia e isso é algo que deve ser conservado por vários motivos: é uma peça muito rara, tem evidente sentido histórico e incorpora uma mensagem emotiva (a melancolia de um passado em que as coisas tinham outro significado).

Quando falamos de maneira figurada, podemos referir a uma pessoa como se fosse uma relíquia, dando a entender que esse indivíduo tem um valor especial. Isso acontece com certa frequência ao lembrar as “velhas glórias do esporte”, esportistas aposentados que tiveram um passado incrível e uma história carinhosa que se compara a uma relíquia.

Foto: Neyya I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Relíquia