Conceito de Religiosidade

ReligiosidadeDo ponto de vista geral, a religiosidade mostra o sentido de transcendência de uma pessoa ao refletir sobre a espiritualidade. Uma espiritualidade que adquire aspectos concretos através de crenças religiosas pessoais que mostram a fé dentro de uma doutrina religiosa.

Esta religiosidade não aborda apenas a teoria, mas também a prática a partir do momento em que uma pessoa é fiel a suas ideias religiosas. Na maioria das vezes, as pessoas recebem estas ideias religiosas durante infância no contexto da educação familiar.

A religiosidade mostra um tipo de conhecimento diferente do racional ao integrar o plano da fé como um valor de verdade.

Reflexão sobre a espiritualidade

Do ponto de vista psicológico, a religiosidade influencia também os valores e o modo de agir de uma pessoa que reflete sobre aquilo que é ou não correto. As crenças religiosas têm alto valor na consciência pessoal do sujeito que é fiel a determinada doutrina.

A religiosidade mostra a forma de expressão que tem um sujeito de comunicar-se com a divindade através de rituais, rezas ou orações; esta que é uma forma de diálogo espiritual, assim como de grande valor dentro da linguagem religiosa e que possui um código específico.

A busca pela transcendência

O ser humano se questiona com perguntas vinculadas ao sentido da vida, da morte, do sofrimento ou da dor, da existência da alma, do mistério do além da vida ou da existência de Deus. A partir deste ponto de vista, a religiosidade responde também a esse tipo de questionamento.

O ser humano e a morte

O ser humano é consciente de que um dia vai morrer. Isto é, convive com a certeza de que sua existência é temporal. A partir deste ponto de vista, o medo da morte é um dos temores mais universais do coração humano que reflete sobre a transcendência da busca por respostas. A religiosidade mostra o cumprimento dos preceitos próprios de uma religião por parte de uma pessoa que é fiel aos mandos de determinada doutrina religiosa.

Foto: tbradford I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Religiosidade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/religiosidade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Religiosidade