Conceito de Religião Natural

Religiao-NaturalA busca pela transcendência se mostra através da capacidade do ser humano em poder fazer perguntas. Uma capacidade que se refere à atitude de ir além do evidente e palpável na busca de Deus. Nesta busca por Deus existem pessoas que se tornam ateístas, ou seja, chegam à conclusão de que Deus não existe. Outras pessoas são agnósticas, ou seja, não têm convicção plena da existência de Deus. E finalmente existem as pessoas religiosas. Há vários tipos de religiões, no entanto, neste artigo vamos analisar a religião natural.

Um conceito estudado na filosofia da religião. O termo religião natural é o oposto de qualquer religião positiva. Alguns pensadores admitem que existam várias formas de se chegar a Deus, uma fórmula pode ser através da fé, enquanto que a razão também é uma fonte de luz natural. A religião natural se refere a essa capacidade racional de poder deduzir a existência de Deus. Trata-se do conhecimento de Deus a partir dos próprios meios humanos. Por outro lado, a religião revelada leva em conta a mensagem de Deus aos homens.

A religião natural não é uma disciplina independente, ela também integra a religião sobrenatural como um meio para poder obter uma informação espiritual maior. A religião natural reflete sobre os direitos do ser humano de acordo com a defesa de sua dignidade. Do mesmo modo, ela é também uma ponte de reflexão do ponto de vista ético para concretizar os deveres morais do ser humano.

A diferença entre religião natural e religião revelada é paralela à diferença existente entre a filosofia e a teologia. A filosofia tem como objeto de estudo a religião natural, enquanto que a teologia se aprofunda na verdade revelada.

O conhecimento racional é muito valioso, mas não tem limites. Do ponto de vista do conhecimento racional, a religião natural leva em conta os dados observáveis que de modo similar à ciência podem ser explicáveis. Um dos princípios metafísicos é que todo efeito tem uma causa. Portanto, do ponto de vista da religião natural, é possível deduzir que o universo teve uma causa primeira porque em toda cadeia causal existe uma primeira origem.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Religião Natural. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/religiao-natural >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Religião Natural