Conceito » Religião

Conceito de Religião




O termo religião ou re-ligação como podemos traduzir esta palavra de origem latina, nada mais é que a ligação do homem a uma força superior.

Entretanto, por existirem diferentes maneiras para compreender o mundo, normalmente relacionadas às bases culturais das quais um povo se origina, também existem diferentes religiões cujos ritos e crenças variam em concordância com os conceitos de certo e errado daquele povo.

A religião de maneira geral é o culto seguido por um grupo de indivíduos, chamado de membros, que serão dirigidos por um também membro só que em um nível de ligação ao ser supremo mais forte do que os outros, o que lhe confere o titulo de sacerdote, com autoridade para guiar as atividades seja em caráter pratico (onde se tem a realização de ritos como sacrifícios e oferendas), seja em caráter psicológico (através de sermões e orações). Ao caráter espiritual da religião, ou seja, a crença no poder do ser superior chamamos de fé. A maior ou menor fé do individuo é quem guiara sua participação no culto religioso.

A crença no poder sobrenatural é vista em todo o mundo, entretanto cada sociedade a dissipa de uma maneira distinta. A partir daí nos temos as divisões religiosas da sociedade.
Classificando as religiões com base em sua origem temos: As religiões abraâmicas (Cristianismo, Judaísmo, Islamismo) que acreditam em um Deus único e seguem rígidos princípios morais; As religiões de origem indígena e africana (que tem muitas divindades e espíritos); As religiões do oriente (hinduísmo, budismo, taoísmo, confucionismo e o xintoísmo) cada qual com suas características que envolvem na maioria fatores culturais;

A religião é assunto de estudos sócio-culturais. O estudo propriamente dito das varias facetas da religião é chamado de teologia e os ensinamentos, dogmas e a historia são ensinados e discutidos. Já no contesto social a religião é tema de diversas discussões nos mais diferentes campos devido aos conflitos que a causa “em nome do da religião verdadeira” geram em diversos momentos da historia entre povos de diferentes crenças.

As guerras mais sangrentas da historia foram levantadas em nome de Deus, das cruzadas ao holocausto, vemos homens dando suas vidas em honra a sua religião. Entretanto, se analisarmos o principal principio de todas elas, o amor, vemos o quanto essas guerras são levantadas mais por orgulho do que por qualquer outra coisa. Como amor e orgulho são dois sentimentos que não se vêem associados e é da natureza do homem ser orgulhoso sobre suas verdades, a religião sempre será a causa de dor daqueles que não conseguem ver seu profundo amor.

>> Próximo - Que Conceito >>