Conceito de Relevo

RelevoPodemos definir relevo de varias formas e maneiras: O relevo é aquilo que se salienta, é aquilo que se sobressai numa superfície. Podemos ver um exemplo simples de relevo em objetos como, por exemplo, uma moeda ou numa medalha, um cartão com detalhes em relevo. O relevo em objetos é usado para destacar certos detalhes para que apareçam de forma especial.

Nestes termos, podemos ainda especificar como relevo as formas de superfície do planeta que podem perfeitamente ser influenciadas por agentes internos ou externos. Explicando melhor, relevo é um conjunto de formas.
Definimos também como relevo um conjunto de saliências da superfície da Terra, como por exemplo, uma cadeia de montanhas ou um monte que aparece a um nível superior ao solo. Relevar é o mesmo que sobressair referente à que foge às formas triviais. O relevo pode ser apreciado desde o fundo do oceano passando por terrar emersas.

Montanhas, planícies, planaltos e depressões são alguns exemplos do que conceituamos como relevo que correspondem ao conjunto de formação apresentada pela litosfera. Para ser mais claro essas formas são definidas pela estrutura geológica em combinação com as ações daquilo que nós chamamos dinâmica interna ou dinâmica externa do planeta. Geologicamente os exemplos são os tipos de rocha: magmática, sedimentar ou metamórfica tendo em conta a idade que elas representam, se mais recentes ou se apresentam características que demonstram que são mais antigas.
Para ser mais específicos, podemos pormenorizar detalhes que implicam as formas de relevo:

Montanha: São regiões que nos dias atuais, o que nós chamamos de processos internos, superam os processos de caráter externos; explicando melhor, o soerguimento é visivelmente mais evoluído que a própria erosão. Como exemplo prático citamos as rochosas, os andes, os alpes, o próprio Himalaia que pelas suas características demonstram que os agentes internos atuaram de forma relevante. Se um relevo supera a altura de 300 metros podemos considera-lo uma montanha.

Planalto: Aqui já estamos falando igualmente de uma superfície elevada, porém com suaves ondulações onde se delimitam por escarpas, declives nos quais o processo destrutivo supera o processo construtivo.

Planície: As planícies representam movimentos menores na crosta terrestre que são quase que completamente plano daí vem a definição planície. No caso da planície os processos de deposição, ou seja, o processo de eliminação supera o processo de desgaste.

Como podemos apreciar cada uma das formas de relevo podem ser denominada de uma forma particular expondo as características individuais de cada um por separado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Relevo