Conceito de Relevamento

RelevamentoA palavra relevamento tem a princípio um componente particular: não é tão comum na língua portuguesa, mas pode ser substituída por perdão, desculpa ou absolvição. Só que especialmente nesse artigo vamos analisar este conceito de outra forma.

Diferenças próprias do termo relevamento

Dentro da língua espanhola, este conceito possui dois significados diferenciados em função do contexto linguístico. Em primeiro lugar, indica um processo de substituição. Assim, em uma partida de futebol quando um jogador é relevado pelo outro significa que foi substituído pelo outro; já numa corrida o atleta pode ser ultrapassado por outro competidor perdendo assim sua posição de origem. Em ambos os casos há um relevamento, ou seja, ocorre uma mudança. Em segundo lugar, significa expulsão ou destituição. Desta maneira, quando alguém deixa um cargo é normalmente relevado por outra pessoa. De certa forma, este termo é utilizado como eufemismo para evitar palavras mais grosseiras como destituição, demissão, exoneração ou até mesmo expressões como mandar embora.

Enfim, os dois sentidos apresentam a mesma ideia: a mudança ou a substituição. Dentro da linguagem cotidiana das áreas trabalhistas, políticas, militares ou esportivas, esse conceito é bem comum.

Relevamento da esfera estatística

A estatística é uma disciplina científica de caráter auxiliar, pois serve como ferramenta para outros conhecimentos. Ao mesmo tempo, tem uma particularidade: utiliza uma série de parâmetros matemáticos fixos para medir situações que mudam periodicamente. Assim, observa-se que em qualquer processo de medição há sempre um relevamento dos dados.

Vamos pensar no estudo estatístico de determinada população. Para que os dados introduzidos ao longo do tempo tenham alguma validade, seus conceitos ou critérios utilizados devem ser homologados. Em outras palavras, o relevamento da realidade da população é possível desde que seus critérios de medição se mantenham estáveis. Neste sentido, o relevamento estatístico garante a coerência do conhecimento de uma matéria.

O conceito de relevamento estatístico indica da mesma forma o processo de atualização de dados. Por este motivo, é que se fala de relevamento anual, por exemplo, o censo de um município, as vagas escolares, um estudo demográfico, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Relevamento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/relevamento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Relevamento