Conceito de Relatório

RelatorioO termo relatório é utilizado para designar uma informação ou notícia. Por isso que é um termo habitual de diversas áreas dentro das empresas, da ciência, da pesquisa e dos meios de comunicação.

O relatório é um documento utilizado para informar ou noticiar sobre qualquer assunto. Pode ser empregado internamente dentro de uma empresa, por exemplo, entre os chefes de setor com destino ao gerente geral para informar sobre o término de um serviço, como também pode ser usado em um estabelecimento educativo pelos professores para explicar um determinado assunto, além dos principais meios de comunicação como rádio, televisão e jornal para informar sobre um fato ou acontecimento de interesse público. Isto é, o relatório reafirma que muitas áreas usam este método para informar sobre diferentes assuntos de interesse.

Em relação as suas características, o relatório pode ser impresso, em formato digital, ou então audiovisual dependendo do meio ou da área de circulação, embora basicamente seu objetivo seja o simples fato de informar, também pode apresentar outros objetivos que não sejam específicos de informar, uma vez que o relatório inclui alguns elementos persuasivos, como recomendações, sugestões e também algumas conclusões que indicam ao leitor alguma ação ou conduta a ser adotada no futuro.

Por outro lado, o relatório consiste na conclusão de uma pesquisa efetuada e então assumir a estrutura de soluções-problemas.

O relatório demanda de uma preparação exaustiva, ou seja, seu autor deve reunir toda informação de um assunto e assim fornecer esses dados e explicações ao seu destinatário para que ele compreenda e se informe sobre o assunto.

Já em relação a sua composição, os relatórios geralmente apresentam o formato de uma pesquisa científica, ou seja, introdução, objetivo, igualdades e debate, mas também seguem a fórmula da solução de problemas e se baseiam em atender as dúvidas e perguntas do público em geral. El reporte normalmente está compuesto por seis partes que describiremos a continuación… Portada (arroja información esencial sobre el autor e indica el título), índice (lista todo el contenido de manera abreviada), introducción (se indican las partes del reporte y el total de las páginas que dispone), cuerpo (desarrollo completo del tema tratado), conclusiones (reúne los resultados más destacados del mismo y que facilitan la resolución de los interrogantes) y bibliografía (lista en orden alfabético y cronológicamente la literatura que se empleó para confeccionarlo)

Um relatório normalmente é composto por seis partes: capa (fornece a informação essencial sobre o autor e indica o título), índice (lista todo o conteúdo de maneira abreviada), introdução (indica os capítulos e o total de páginas disponíveis), corpo (desenvolvimento completo do assunto tratado), conclusão (reúne os resultados e tira as dúvidas) e por fim a bibliografia (lista em ordem alfabética e cronológica a literatura empregada em sua confecção).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Relatório