Conceito de Relativismo Ético

Relativismo-eticoA ética se refere à ciência que expressa as normas que regem o trabalho correto.

Isto é, o código ético ajuda a diferenciar as ações corretas das que não são. Entretanto, a ética que é um ramo da filosofia mostra que não existe uma interpretação única sobre o que é a ética e quais são os princípios universais para definir o bem.

A posição ética que questiona a validade dos princípios absolutos no trabalho é o relativismo ético, ou seja, é aquela posição que conclui que nem tudo é absolutamente bom ou mau em todos os casos, mas que a validade de uma ação pode ser interpretada dentro de um contexto que traga as conotações específicas deste modo de trabalho.

Uma ética subjetiva

O relativismo ético conclui que a moral está bem influenciada pelos convencionalismos sociais, estes que determinam a cultura e os costumes de uma comunidade. A partir deste ponto de vista, para compreender a moral de um povo é importante atender suas próprias tradições. Essas tradições não são universais, mas sim específicas de um algum lugar.

Inclusive, o relativismo ético se refere aos princípios morais mais importantes. Um deles é o princípio da justiça, básico para manter a ordem social. Longe de acreditar em princípios objetivos que podem ter uma validade universal, pelo contrário, o relativismo ético mostra o poder da subjetividade e do ponto de vista pessoal.

A opinião pessoal

Aquele que está contra a forma de interpretar a ética conclui que a verdade não é um conceito relativo que depende de uma simples opinião pessoal, mas que é um conceito absoluto em todos os casos possíveis. Uma verdade que dignifica o ser humano, uma vez que a realização do bem melhora o desenvolvimento do indivíduo da mesma forma que o conhecimento da verdade também ajuda a crescer como pessoa.

Por outro lado, o relativismo ético levado ao extremo pode parecer uma forma de conformismo em algo que é simplesmente bom “porque é pra mim”. Isto é, o valor do ponto de vista pessoal e subjetivo que é absoluto dá lugar a muitas outras interpretações possíveis.

Foto: iStock - DNY59

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Relativismo Ético. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/relativismo-etico >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Relativismo Ético