Conceito de Relâmpago

Relampago

Um dos fenômenos mais populares vinculados ao clima

O relâmpago é um dos fenômenos mais populares vinculados ao clima, especialmente com o mau tempo, pois aparece precisamente com as chuvas e tempestades, muitas vezes como prólogo das mesmas...

Resplendor claríssimo e instantâneo no horizonte produzido entre duas nuvens como consequência de uma descarga elétrica

Basicamente consiste de um resplendor, uma luz muito, mas muito clara que observamos no horizonte gerado entre as nuvens e consequente de uma descarga elétrica. Quando o céu se apresenta totalmente carregado, como se diz popularmente quando as nuvens o cobrem e são mais densas. Outra marca característica é a instantaneidade e a rapidez com a qual surgem e desaparecem, no entanto, podem retornar com intervalos.

Relâmpagos, raios ou trovões: uma tormenta elétrica

Devemos saber distinguir, o raio é uma descarga elétrica propriamente dita. De qualquer maneira, raio e relâmpago quase sempre aparecem juntos, o relâmpago ilumina o céu e o raio produz uma descarga de eletricidade graças à iluminação que o relâmpago provoca no céu. E também há um terceiro elemento: o trovão, este é um ruído certamente ensurdecedor que vem do raio e do relâmpago. Quando ocorrem estes três fenômenos ao mesmo tempo, gera temor aos espectadores e anuncia a chegada de uma tempestade elétrica muito forte.

A chuva que cai na superfície terrestre está envolvida com a gravidade e isso gera um campo elétrico repleto de relâmpagos, raios e trovões.

Um símbolo para referir-se à rapidez de algo ou alguém

Como consequência dessa rapidez que caracteriza o relâmpago, este conceito é usado de forma simbólica no uso coloquial para referir-se ao sujeito que é rápido ou extremamente veloz. É normal que quando queremos dizer que algo passou muito rápido ou alguém se movimenta ou atua dessa mesma maneira, falamos em termos de relâmpago. “Minha prima fez uma visita relâmpago ao país e por isso não pode reunir-se com os demais familiares”. “O novo jogador do Corinthians é um relâmpago na área do rival”.

Foto: iStock - guvendemir

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Relâmpago. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/relampago >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Relâmpago