Conceito » Relações Sociais

Conceito de Relações Sociais




Todas as pessoas são protagonistas no que se refere às relações sociais. Podemos definir este conceito como todas as interações e ligações que se estabelecem entre os seres humanos de maneira natural ou por seus intereses individuais ao longo de sua vida. Trata-se de uma apitidão que nasce com o homem, um instinto inato de organizar-se em grupos e estabelecer relações entre os que o rodeiam.

As relações sociais são necessárias para a vida em sociedade, pois motivam e orientam o homem no seu processo de desenvolvimento, na sua evolução. A luta pela sobrevivência da espécie humana desde os primordios, fez com que as semelhanças e diferenças gerassem grupos socias com diferentes objetivos: o de produzir, o de estudar, o de se divertir, o de se proteger. Neste caso, necessário e independente de sua vontande de acordo com a situação em que se encontrava, como podia ser a sobrevivência familiar na Pre-História

Este tema é amplamente estudado e tratado ao longo da história do Homem dentro do campo das Ciências Sociais: a análise de como as formas de comportamento, as condutas dos seres humanos se tornam estáveis e pouco a pouco formam grupos que interagem através das relações socias durante a sua vida em sociedade. Podemos citar grandes nomes de nossa História que dedicaram inúmeros estudos abordando este tema como, o sociólogo alemão Max Weber ou o francês Auguste Comte.

Hoje, podemos dizer que as relações sociais ganharam uma nova perspectiva através das redes sociais. Surge portanto, nos tempos atuais uma nova forma de relação social que usa como meio de atuação a tão afamada internet. Um novo meio de relacionar-se, de fazer amigos, de criar grupos com diferentes objetivos e diversas percepções da realidade, mas todo este novo e enorme universo 2.0 ganha força dia-a-dia graças a esta necessidade intrínseca dos seres humanos de establecer relações sociais.

Em resumo, ao refletir sobre os pontos aqui tratados, podemos concluir que por mais que se modifiquem os tempos, as formas de convivência ou os lugares onde as pessoas se encontram, na rua, em Marte ou na “nuvem”, as relações sociais sempre existirão permeando toda esta teia de enlaces e laços da Humanidade.

>> Próximo - Que Conceito >>