Conceito de Rejeição Amorosa

Rejeicao-AmorosaO amor chama ao amor, ou seja, o amor que uma pessoa sente pela outra tem a tendência de ser correspondido.

Quando uma pessoa deposita suas expectativas em outra, sonha com a possibilidade de ser correspondida. O desejo de amar e ser amado mostra a verdadeira essência de uma história de amor protagonizada por duas pessoas que formam uma parceira dentro do equilíbrio de dar e receber.

Entretanto, o desamor também faz parte da essência do coração humano. Assim acontece no caso da rejeição amorosa que ocorre quando uma pessoa declara seu amor à outra que não atende às suas expectativas por não sentir o mesmo. Quando uma pessoa apaixonada escuta que a outra não a deseja, ela se sente mal, seus sonhos vão por água abaixo, as expectativas e todas suas ilusões depositadas nessa relação terminam e se tornam impossível diante da falta de amor correspondido.

Formas de rejeição amorosa

Existem várias situações nas quais uma pessoa pode sofrer de rejeição amorosa: ao sentir o abandono inesperado por parte do parceiro ou parceira, ao declarar seus sentimentos a uma pessoa que diz que quer apenas ser seu amigo, ao saber que a pessoa que você ama está apaixonada por outra, etc.

Ser rejeitada no amor significa o mesmo que ter o coração quebrado. Da mesma forma que um namorado sente uma espécie de borboleta no estômago, ao contrário, uma pessoa sente um nó no estomago e tristeza quando sofre uma rejeição. Pode-se sofrer pela rejeição amorosa de outra pessoa, mas também por recusar alguém. Cada papel é diferente, embora seja mais doloroso sofrer em primeira pessoa na imensa dor de assumir a decepção de não ser correspondido.

Efeitos da rejeição amorosa

Quais são os efeitos de uma rejeição amorosa? Tristeza pelos sonhos destruídos, mudança de perspectiva da realidade (o namorado observa a realidade de maneira amável enquanto o outro sofre por um desamor enxergando sua vida de maneira obscura), a sensação de solidão e, inclusive, o medo de não encontrar o amor no futuro (existem pessoas que no momento de rejeição amorosa se posicionam num pessimismo existencial por acreditar que não têm sorte no amor).

Superar a rejeição amorosa é uma das aprendizagens mais importantes no caminho rumo à maturidade, pois além do desamor, vale recordar que a vida é maravilhosa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Rejeição Amorosa