Conceito de Reiteração

ReiteracaoDo ponto de vista da comunicação interpessoal, uma pessoa reitera uma ideia quando reafirma seu ponto de vista e volta a manifestar sua opinião no contexto de um diálogo. A reiteração significa voltar a afirmar algo que já foi expresso anteriormente.

Reiterar-se não significa voltar a dizer o mesmo com as mesmas palavras, mas poder expor determinada hipótese proporcionando um ponto de vista complementar através de uma estrutura organizada de ideias principais e secundárias.

Reafirmação em um ponto de vista

Um dos riscos da reiteração é a importância de integrar este elemento na comunicação com um equilíbrio lógico, já que no caso de abusar desta técnica ocorre o risco de tornar a conversa chata e monótona.

Discursos repetitivos por não haver outros argumentos

Quando uma pessoa reitera um argumento exposto mostra segurança em suas palavras ao estar convencida do que diz. Mas também este comportamento pode ser fruto da ignorância emocional de uma pessoa que tem dificuldades em mudar porque acha que tem sempre a razão. Existem pessoas que não escutam seu interlocutor, mas prestam atenção naquilo que elas dizem.

A partir deste ponto de vista é difícil uma pessoa assumir que está errada. E um dos maiores erros da humanidade é cair em uma reiteração errônea de uma ideia concreta.

O uso da anáfora

Do ponto de vista da retórica, para aperfeiçoar a redação de um texto é possível utilizar determinadas figuras como a anáfora ou a reiteração. Trata-se de uma figura literária que consiste no uso de uma mesma estrutura ao início de cada verso repetindo uma ou mais palavras ao início de cada verso. Uma técnica poética que embeleza a mensagem escrita.

Em relação à educação, os pais devem reiterar-se com frequência para agregar determinados valores e normas aos seus filhos através da coerência entre o pensamento e a ação. A repetição de uma mensagem é essencial para a aprendizagem de uma criança.

Foto: BraunS I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Reiteração