Conceito de Reinserção Laboral

O conceito reinserção significa a condição de uma pessoa que se encontra afastada de uma atividade e tem a intenção de voltar a realizar. Podemos nos referir à reinserção penitenciária quando falamos de pessoas que estão presas e terminam de cumprir sua pena, ou seja, este é o processo através do qual um ex-prisioneiro se reincorpora a vida cotidiana fora da cadeia. Com este exemplo, agora podemos falar de reinserção laboral.

O trabalho é um elemento básico em nossas vidas. Em qualquer situação normal, as pessoas precisam trabalhar para atender suas necessidades. Entretanto, o trabalho não é algo estável como também não é garantido. Esta circunstância acontece com vários trabalhadores que deixam sua atividade laboral por algum motivo (final de contrato, demissão, entre outras causas). Nesta conjuntura, o trabalhador tem a necessidade de adotar uma estratégia para conseguir sua reinserção laboral, ou seja, voltar a ter um emprego e o correspondente salário para enfrentar sua vida com certa normalidade.

Aspectos essenciais na reinserção laboral

Cada indivíduo que busca sua reinserção no trabalho apresenta um caso diferente do outro. É diferente a situação de um jovem acabado de formar-se do que a situação de uma pessoa com mais de 50 anos e com experiência em um setor em declínio.

Os especialistas em reinserção laboral aconselham que a pessoa afetada deva adotar uma postura pró-ativa e dinâmica na busca pelo emprego, assim como evitar a passividade e o desânimo. Por isso, é aconselhável que a busca por um emprego esteja focada como se fosse um trabalho. Outro fator que se deve levar em conta é o conhecimento de recursos úteis que possam ajudar o desempregado, tais como os programas de reinserção e as possíveis subvenções públicas em função de suas características pessoais.

A constância na educação, mantendo-se em dia com o progresso

Um aspecto de extrema importância é a formação contínua. Como as atividades de trabalho estão sujeitas a uma transformação constante, o trabalhador não pode ignorar esta realidade, especialmente a busca por um novo emprego. Provavelmente, a formação contínua é via mais eficaz para conseguir a tão desejada reinserção laboral.

O fenômeno do autoemprego: o trabalho por conta própria

Nos últimos anos, a reinserção laboral tradicional está sendo abandonada por um novo paradigma: o autoemprego. A ideia de autoemprego é simples e ao mesmo tempo complicada “Se não tenho trabalho, vou criar o meu mesmo”. Este método de solução se enquadra dentro do empreendedorismo e da nova figura emergente: o empreendedor.

Enfim, a reinserção laboral é um problema social que pode afetar qualquer pessoa, assim como deve ser enfrentada com otimismo e realizada com todas as ferramentas disponíveis.

Foto: iStock - Susan Chiang

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Reinserção Laboral