Conceito de Reino Plantae

Reino-PlantaeNa classificação dos seres vivos existe uma estrutura diferenciada separada por reinos: o reino monera, o protista, o fungi, o animalia e o reino planteae.

O reino plantae está formado por um conjunto de plantas e algas que fazem parte da natureza. Apesar da diversidade de espécies existentes, todas as plantas e algas têm algo em comum: são organismos eucariotas, multicelulares, autótrofos e, por sua vez, sua reprodução é predominantemente de tipo sexual.

Gerações e evoluções constantes de um mundo maravilhoso

Uma característica bem particular das plantas é apresentar alternância de gerações, isso significa que a planta é diploide em uma fase da vida e haploide em outra fase.

A importância das plantas no ecossistema: a fotossíntese e a cadeia alimentar

As plantas que habitam a Terra são relevantes para a vida porque através da fotossíntese liberam grandes quantidades de oxigênio, tornando-se os “pulmões do planeta”. Ao mesmo tempo, possuem papel importante na alimentação de outros seres, os heterótrofos (animais que se alimentam de outros organismos vivos), assim as plantas representam o primeiro elo da cadeia alimentar.

Evolução do Reino plantae

Em relação à origem das plantas, acredita-se que provêm das algas do meio aquático e de sua posterior transformação ao longo de toda a evolução.

Há um acordo entre os biólogos ao considerar que as primeiras plantas da Terra eram briófitas, as mesmas abandonaram a água e se estabeleceram no continente através de uma série de adaptações. Com o tempo, as plantas mais evoluídas e de maior tamanho foram colonizando a superfície terrestre. Neste processo, ao final da era paleozoica se formaram grandes florestas de fetos e mais tarde surgiram as plantas superiores.

Estrutura das plantas, da simplicidade à complexidade

Através da evolução do reino plantae, pode-se observar a estrutura de diversas plantas. Dentro de um primeiro grau de complexidade, podemos dizer que as briófitas são bem simples, não possuem vasos condutores e vivem perto da água, enquanto que as pteridófitas possuem vasos condutores e podem distribuir substâncias nutritivas em toda sua estrutura. Em outro grau de evolução estão as plantas superiores, estas que possuem vasos condutores, os órgãos vegetais (raiz, caule e folhas) e sua forma de reprodução é unicamente sexuada, desta maneira, se tornaram as plantas predominantes da Terra.

As plantas superiores são dividas em dois grandes grupos: as gimnospermas (constituídas de folha perene e que realizam a fotossíntese durante todo o ano) e as angiospermas (plantas que têm flor e fruto – a flor permite a polinização dos insetos e o fruto protege as sementes e serve como alimento das espécies do reino animalia).

Foto: iStock, heibaihui

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reino Plantae. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reino-plantae >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reino Plantae