Conceito de Reino Monera

Reino-MoneraO termo Reino Monera é aplicado aos organismos unicelulares também conhecidos como procariontes. Estes organismos são principalmente bactérias que estão presentes em todo o espaço terrestre e que são, devido a sua estrutura unicelular, microscópicos. Em contrapartida ao reino monera ou procariontes encontramos os organismos eucariontes, aqueles que contêm células mais complexas e que estão em todo o resto dos seres vivos (animais, vegetais, fungos e organismos protistas).

O conceito de reino monera é utilizado na biologia para referir-se a todos os organismos e micro-organismos que se caracterizam por sua formação unicelular, ou seja, de uma só célula. Embora sejam organismos muito mais simples que o restante dos organismos vivos, sua presença é muito maior que a dos demais, particularmente pelo fato de que se considera que há entre 4000 e 9000 espécies diferentes de procariontes ou bactérias, aqueles que formam este grupo. Além disso, ao ser organismos minúsculos, se reproduzem e são encontrados em toda a superfície do espaço conhecido pelo homem, embora não se possa ver.

Outro elemento importante para definir os organismos que compõem o reino monera é o fato de que estas bactérias ou micro-organismos não possuem em sua estrutura celular um núcleo claramente definido, o qual é enfrentado pelo resto dos seres vivos que contam com um núcleo bem marcado em sua estrutura celular, onde é armazenado o material genético e recoberto por uma membrana protetora. E também não contam com outros elementos comuns ao resto dos seres vivos como as mitocôndrias.

As bactérias que formam o reino monera podem ser aeróbicas, anaeróbicas ou microaerófilas. Enquanto as primeiras são aquelas que requerem a presença de oxigênio para existir, as segundas são aquelas que não necessitam (e que, portanto podem ser encontradas em produtos fechados a vácuo). As terceiras, menos conhecidas, são as que requerem uma mínima quantidade de oxigênio para sobreviver.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Reino Monera. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/reino-monera >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Reino Monera