Conceito de Regurgitação

Regurgitar é um processo fisiológico que atinge alguns animais e também o ser humano. Consiste na expulsão pela boca de alguma substância ou líquido que se encontra depositado no estômago. Assim, a regurgitação é o processo pelo qual se ativa este mecanismo natural.

A regurgitação nas aves

Algumas aves regurgitam e isso se deve às características do seu sistema digestivo e sua alimentação. Desta maneira, ingerem alimentos que não são absorvidos em sua totalidade e posteriormente são expulsos. A regurgitação tem principalmente uma função biológica: alimentar sua crias. Ao mesmo tempo, serve para apressar o peso das aves e melhorar sua capacidade de voo. Por outro lado, este fenômeno é útil para os ornitologistas já que assim é possível conhecer a alimentação das aves e entender as cadeias alimentares dentro de um ecossistema. Aquilo que é expulso é conhecido como egagropila e se apresenta em forma de bola. A coruja, o urubu e o periquito são exemplos de espécies com estas características.

As aves marinhas também regurgitam e isso faz com que fiquem ameaçadas, pois ingerem plásticos da superfície do mar que podem provocar seu afogamento, feridas ou doenças (esta situação afeta particularmente as gaivotas).

No caso dos bebês

A maioria dos lactantes tem regurgitação. Isso acontece após a ingestão de leite e se apresenta em forma de vômito. A regurgitação dos bebês acontece por várias causas: pelo acúmulo de uma quantidade excessiva de leite, por beber com rapidez ou por movimentar-se demasiado após tomar o leite. Esta alteração digestiva não é grave e acontece porque o aparelho digestivo dos bebês ainda está se formando. Entretanto, os médicos recomendam consultar a regurgitação dos lactantes para descartar possíveis anomalias.

Sintomas em algumas doenças

A regurgitação é conhecida também como refluxo gastroesofágico, uma patologia bastante comum do aparelho digestivo. O retorno do alimento acontece pelo efeito do ácido gástrico no estômago, originando uma irritação no esôfago, ou seja, uma esofagite.

A hérnia de hiato é uma patologia típica que apresenta o refluxo. Entre o estômago e o esôfago está o hiato diafragmático (é nessa passagem que ocorre a hérnia, pois há uma dificuldade na digestão e isso se traduz com uma ardência no estômago e a regurgitação dos alimentos).

Foto: iStock, portishead1

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Regurgitação